Mercados

Agência S&P rebaixa banco francês BNP Paribas

Agência diminuiu a nota do banco devido à crise econômica global

O BNP Paribas é o maior banco francês (Thierry Caro/Wikimedia Commons)

O BNP Paribas é o maior banco francês (Thierry Caro/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 15h19.

Paris - A agência de classificação de risco Standard & Poor's anunciou que rebaixou o rating de longo prazo do banco BNP Paribas e suas subsidiárias principais, entre elas o Fortis Bank, para AA-, de AA, e afirmou o rating de curto prazo do banco em A-1+. A perspectiva é estável.

A agência afirmou o rating de crédito de longo prazo A+ e o de curto prazo A-1 do BPCE, Crédit Agricole S.A., Banque Fédérative du Crédit Mutuel and Société Générale, bem como das principais subsidiárias desses bancos. A S&P rebaixou, porém, o perfil de crédito individual desses quatro bancos para "a". A perspectiva para o rating dessas instituições é estável.

O rebaixamento do BNP Paribas e a redução do perfil de crédito individual dos outros quatro bancos refletem primeiramente a opinião da agência de que os perfis financeiros para essas instituições se enfraqueceram como um resultado das condições econômicas e de financiamento mais difíceis.

A agência afirmou em comunicado que acredita que "a posição de capital moderada atual do BNP Paribas, BPCE, Groupe Crédit Agricole e Société Générale é uma fraqueza para os ratings. Condições mais apertadas de financiamento estão levando todos os cinco bancos franceses a reduzirem seus balanços ou emitirem recursos mais caros e de prazo mais longo". Além disso, disse a S&P, a concorrência para atrair depósitos de clientes mais estáveis na França poderia aumentar também os custos de financiamento para esses bancos.

Segundo a S&P, as ações de rating se seguem à revisão em baixa da avaliação do risco da indústria bancária da França (BICRA) para Grupo 2, de Grupo 1, a reavaliação do perfil de crédito individual (SACPs, em inglês) dos bancos, e uma revisão de suporte extraordinário que a agência leva em conta nos ratings dos bancos da França. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBNP ParibasEmpresasEmpresas francesasMercado financeiroRatingStandard & Poor's

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF