Mercados

Agência Fitch rebaixa notas de 5 bancos gregos

A agência explicou em comunicado que o rebaixamento reflete o risco da Grécia não estar em condições de permanecer na zona do euro

A incerteza política e econômica fez com que desde as eleições legislativas gregas de maio aumentassem a retirada de depósitos dos bancos do país (Miguel Medina/AFP)

A incerteza política e econômica fez com que desde as eleições legislativas gregas de maio aumentassem a retirada de depósitos dos bancos do país (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2012 às 15h42.

Atenas - A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta sexta-feira a nota creditícia a longo prazo de cinco importantes bancos gregos, um dia após ter reduzido a qualificação da Grécia de "B-" para "CCC" diante do risco do país abandonar o euro.

As instituições foram o Banco Nacional da Grécia, o EFG Eurobank Ergasias, o Alpha Bank, o Piraeus Bank e o Agricultural Bank of Greece, cujas notas a longo prazo caíram, da mesma forma que a dívida soberana do país, de "B-" para "CCC".

A agência explicou em comunicado que o rebaixamento reflete o risco da Grécia não estar em condições de permanecer na zona do euro.

A agência também ressalta a possibilidade de que após as novas eleições gregas, previstas para 17 de junho, mais uma vez o país não consiga formar um governo que possa dar prosseguimento ao programa de ajuste fiscal e reformas estruturais estabelecido com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional.

A saída da Grécia do euro poderia desencadear um "falta de pagamento generalizado no setor privado, como também nas obrigações soberanas em euros", disse a nota.

As notas a curto prazo dos bancos também foram rebaixadas, de "B" para "C", assim como as garantias estatais, que caíram de "B-" pra "CCC".

A incerteza política e econômica fez com que desde as eleições legislativas gregas de maio aumentassem a retirada de depósitos dos bancos do país.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBancosCrise gregaEmpresasEuropaFinançasFitchGréciaMercado financeiroPiigsRating

Mais de Mercados

Nvidia, vendas do varejo americano e discurso de Powell: o que move o mercado

Shein e Temu crescem nos EUA com consumidores estocando produtos após tarifas de Trump

Heineken tem queda moderada nas vendas, mas receita supera expectativas

Nvidia enfrenta novo golpe com restrições de exportação de chips para a China