Mercados

Ações da Usiminas caem com venda de unidade de mineração para japoneses

A intenção é capitalizar para dar condições a futuro IPO, diz diretor da siderúrgica

Papéis da empresa de siderurgia reagiram mal ao anúncio de venda de 30% da unidade de mineração a japoneses (.)

Papéis da empresa de siderurgia reagiram mal ao anúncio de venda de 30% da unidade de mineração a japoneses (.)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2010 às 12h39.

São Paulo - As ações da Usiminas abriram em alta após anúncio de venda de 30% da sua unidade de mineração para a companhia japonesa Sumitomo Corporation por até 1,929 bilhão de dólares, mas passaram a cair ainda na parte da manhã. As ações ordinárias da companhia (USIM3) caíam 2,7% por volta das 12h, negociadas a 48,35 reais. As ações preferenciais de classe A (USIM5) recuaram 1,7%, negociadas a 48,83 no mesmo horário.

A entrada do investidor estrangeiro faz parte do plano de investimentos de 4,1 bilhões de reais até 2014, esclareceu o diretor-presidente da companhia, Wilson Brumer, em teleconferência aos acionistas na manhã de hoje. “Pretendemos alcançar até lá a produção total de 25 milhões de toneladas de minério”, explicou.

A companhia japonesa fará uma subscrição de ações da Mineração Usiminas até o final de agosto. No total, a nova empresa terá um valor estimado em US$ 6,4 bilhões. Segundo o presidente, a intenção é, após o cumprimento das metas e fortalecimento da empresa, efetuar o IPO (sigla inglês para oferta pública inicial de ações) para a unidade mineradora. “O aporte nos ajudará a alcançar essas metas e, quem sabe no futuro, até listar as ações dessa empresa na Bolsa de Valores”, disse aos acionistas da Usiminas.

Às 12h, o Ibovespa operava em alta de 0,35%.

Leia o comunicado ao mercado sobre a venda da unidade mineradora: 

Fato Relevante - Usiminas

http://d1.scribdassets.com/ScribdViewer.swf?document_id=33742379&access_key=key-1n3grdtbm02ynnve7b53&page=1&viewMode=list 

Acompanhe tudo sobre:AçõesEmpresasEmpresas abertasEmpresas japonesasIndústriaInvestimentos de empresasSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasUsiminas

Mais de Mercados

Volvo volta a nomear Hakan Samuelsson como CEO em meio à crise tarifária dos EUA

Com olho na Ásia, JBS (JBSS3) investirá US$ 100 milhões em duas plantas no Vietnã

Blackstone avalia adquirir participação no TikTok nos EUA, dizem fontes

Enel protocola na Aneel pedido de renovação da concessão em SP por 30 anos