Mercados

Ações têm alta por comércio na China e queda do iene

Tanto o dólar quanto o euro ampliaram seus ganhos ante o iene, com a moeda única europeia atingindo máxima de cinco anos


	Operação na Bolsa de Sidney: às 7h25 (horário de Brasília) o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,46 por cento
 (Sergio Dionisio/Getty Images)

Operação na Bolsa de Sidney: às 7h25 (horário de Brasília) o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,46 por cento (Sergio Dionisio/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 07h15.

Sydney - A maioria dos mercados asiáticos teve alta nesta segunda-feira, impulsionados por um conjunto favorável de dados do comércio da China, pelo enfraquecimento do iene e pelo firme fechamento em Wall Street.

O índice japonês Nikkei saltou 2,29 por cento e está se aproximando rapidamente do pico da semana passada de 15.794 pontos. Às 7h25 (horário de Brasília) o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,46 por cento.

Tanto o dólar quanto o euro ampliaram seus ganhos ante o iene, com a moeda única europeia atingindo máxima de cinco anos, no que pode ser um impulso para as exportações, lucros e ações japoneses.

Em Wall Street, o índice Dow Jones fechou o pregão de sexta-feira com ganho de 1,26 por cento, enquanto o S&P 500 encerrou em alta de 1,12 por cento.

Ajudando a confiança na Ásia estava um conjunto de fortes dados do comércio da potência regional, a China, o que encorajou o banco central a estabelecer o iuan em nova máxima recorde.

As exportações da China superaram com folga as previsões em novembro, crescendo 12,7 por cento ante o ano anterior, enquanto as importações aumentaram 5,3 por cento.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioIeneMercado financeiroMoedasNikkei

Mais de Mercados

Shein e Temu crescem nos EUA com consumidores estocando produtos após tarifas de Trump

Heineken tem queda moderada nas vendas, mas receita supera expectativas

Nvidia enfrenta novo golpe com restrições de exportação de chips para a China

Bolsas europeias e asiáticas caem com incertezas comerciais dos EUA e balanços abaixo do esperado