Bolsa de Londres: ações europeias se recuperam após queda de ontem (Scott Barbour/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 20 de novembro de 2013 às 16h29.
Londres - As ações europeias subiram um pouco nesta quarta-feira, recuperando parte das perdas da sessão anterior, com operadores citando uma reportagem de que o Banco Central Europeu estava ponderando estabelecer taxa de juros negativa.
O FTSEurofirst 300 subiu 0,12 por cento, a 1.297 pontos, depois de atingir a máxima da sessão a 1.302 pontos quando investidores tiveram as primeiras reações referentes à reportagem.
Operadores citaram uma reportagem da agência Bloomberg afirmando que o BCE considera um corte na taxa de juros para menos 0,1 por cento, ante zero.
"O recuo é uma consequência do fato de que as pessoas reconhecem que uma medida tão drástica só seria tomada em circunstâncias drásticas, e o fracasso da zona euro para começar a crescer junto com o resto do mundo", disse Matt Basi, da CMC Markets.
O humor nos mercados piorou esta semana, quando a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico cortou na terça-feira sua previsão do crescimento global, com uma forte redução das previsões para economias emergentes como Brasil e Rússia.
Também pesaram os comentários do investidor Carl Icahn, que disse esta semana durante o Reuters Global Summit Investment Outlook que o mercado de ações pode ver uma "grande queda", já que os lucros registrados por muitas empresas foram alimentados por custos de empréstimos mais baixos e não por esforços de gestão.
"Os investidores estão ficando um pouco nervosos sobre a velocidade e a força do rali ... realmente existem áreas que investidores devem se focar as quais devem lhe dar alguma confiança", disse Henk Potts, estrategista de mercado do Barclays.
Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,25 por cento, a 6.681 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,1 por cento, para 9.202 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,09 por cento, a 4.268 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,21 por cento, a 18.728 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,73 por cento, para 9.559 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,94 por cento, a 6.294 pontos.