Mercados

Ações da OGX Petróleo sobem depois de nova descoberta

Para analistas, venda de parte de poço da Statoil também ajudou na melhor precificação dos papéis da empresa de Eike Batista

eike-ogx-fernando-cavalcanti-460-jpg.jpg (.)

eike-ogx-fernando-cavalcanti-460-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2010 às 17h31.

São Paulo - As ações da OGX Petróleo (OGXP3) avançaram mais de 4% nas negociações da BM&FBovespa nesta segunda-feira (24), com a segunda maior alta do Ibovespa – principal índice de ações da bolsa brasileira. O desempenho reflete uma nova descoberta de petróleo na Bacia de Santos, além da venda de uma participação de um poço (farmout) da norueguesa Statoil ter ajudado na melhor precificação dos papéis da empresa de Eike Batista.

A OGX anunciou hoje a descoberta de mais um poço de petróleo na Bacia de Santos. A reserva encontra-se a 104 quilômetros da costa, a uma profundidade de 170 metros. "Este resultado não só confirma a existência de um sistema petrolífero ativo na região como também demonstra que a filosofia exploratória por nós adotada está correta", disse o diretor geral da empresa, Paulo Mendonça, em comunicado.

Além disso, a venda de 40% de um campo de exploração localizado na Bacia de Santos, realizada pela Statoil na semana passada, teria ajudado o mercado a melhor precificar o potencial de preço das descobertas da OGX, aponta o analista Osmar Camilo, da Socopa Corretora. "A OGX pode fazer algo parecido em breve. A transação pode ser usada de referência para farmout similar, o que implica precificação acima do preço de consenso que usamos", explica Camilo.

O analista inseriu as ações da OGX na lista Top Pick da corretora. A Link Investimentos, com base na venda da Statoil de 3,070 bilhões de dólares a um preço de 11 dólares por barril, projeta um preço justo de 31,60 por ação da OGX. Considerando um valor de 15 dólares por barril, o preço justo para ação saltaria a 42,20. As ações da empresa encerram a sessão de hoje negociadas em torno dos 16 reais.

"Entendemos que esta é uma boa oportunidade de comprar as ações da empresa antes do potencial farm-out (venda de parte de um bloco de exploração)", afirma em relatório o analista-chefe da Link, Andrés Kikuchi. A corretora tem um preço-alvo de 22,50 por ação da OGX para dezembro de 2010.

 

Acompanhe tudo sobre:AçõesEike BatistaEmpresáriosEmpresasGás e combustíveisIndústria do petróleoMMXOGpar (ex-OGX)OSXPersonalidadesPetróleo

Mais de Mercados

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Ibovespa fecha em queda e dólar bate R$ 5,81 após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Unilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off