Mercados

Ações no mundo estão no mesmo nível dos anos 1970

Índice MSCI AC está “extraordinariamente baixo”, avalia o UBS

Operadores da NYSE no dia 5 de agosto de 2011 (Mario Tama/ Getty Images)

Operadores da NYSE no dia 5 de agosto de 2011 (Mario Tama/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2011 às 16h02.

São Paulo – As ações no mundo inteiro estão em um nível “extraordinariamente baixo”, nota o banco UBS em um relatório publicado nesta segunda-feira. “Precisaríamos voltar para o período inflacionário dos anos 1970 para observar níveis similares”, destaca o estrategista Jeffrey Palm. O MSCI AC World Index caiu aproximadamente 15% neste ano e 20% desde a máxima registrada no início de maio.

Uma das consequências desta queda tem sido a compressão substancial da relação entre o preço das ações e o lucro, explica Palm. “De fato, o mundo agora está negociando a apenas 9,9 vezes o preço sobre as estimativas de lucros (P/L) para 2012”, diz. Mas ainda não é possível afirmar que os papéis das empresas estão baratos. O banco lembra que há várias razões que podem explicar um P/L baixo.

“Para serem baratas, as ações precisam compensar os investidores para os riscos associados com os investimentos deles”, afirma o estrategista. O banco explica que um mundo caracterizado pelo “novo normal”, ou seja, com um crescimento lento, a desalavancagem e o ajuste dos balanços tem contribuído para os preços mais baixos. “Além disso, o risco sistemático imposto pela crise da dívida europeia também pressiona os múltiplos”, diz.

O estrategista acredita ainda que as estimativas de lucros futuros estão muito altas. “Apesar de o rebaixamento dos lucros ter começado, eles estão ainda concentrados na Europa, e o processo parece estar nas fases iniciais”, ressalta. Palm observa que a incerteza dos investidores sobre os lucros explica parte dos múltiplos baixos.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasMercado financeiro

Mais de Mercados

Brasil sai ‘vencedor’ em tarifaço, mas incerteza global deve pesar na Bolsa

Bolsas na Ásia têm forte queda após anúncio de tarifas de Trump

Embraer (EMBR3): entregas de aviões crescem 20% no 1º tri

CFO da GOL renuncia em meio a processo de recuperação judicial