Mercados

Ações europeias fecham afastadas de máxima após referendo

Índice tocou o nível mais alto em mais de seis anos nesta sexta-feira, após a Escócia votar contra a independência


	Bolsa de Londres: FTSEurofirst 300 fechou com alta de 0,25%, a 1.401 pontos
 (Jason Alden/Bloomberg)

Bolsa de Londres: FTSEurofirst 300 fechou com alta de 0,25%, a 1.401 pontos (Jason Alden/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2014 às 14h43.

Londres - O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, tocou o nível mais alto em mais de seis anos nesta sexta-feira após a Escócia votar contra a independência, mas viu os ganhos diminuírem com realização de lucros e especulação sobre um rebaixamento da classificação da França.

O índice francês CAC 40 caiu 0,1 por cento, com operadores citando especulação de que uma importante agência de classificação de risco vai cortar a nota de risco da França.

O índice acionário da França teve um desempenho pior que o FTSEurofirst 300, que fechou com alta de 0,25 por cento, a 1.401 pontos, após ter atingido pico de seis anos e meio.

De modo geral, o mercado encontrou sustentação após a Escócia rejeitar a independência em um referendo que teria dividido o Reino Unido, potencialmente provocando turbulências financeiras.

"É um rali de alívio já que o mercado via o referendo como uma pedra no caminho. Agora está acabado e enterrado e voltamos nossas atenções aos fundamentos", disse o estrategista de ações do Commerzbank Peter Dixon. Entre altas de destaque, o banco britânico Royal Bank of Scotland subiu 2,5 por cento por alívio após a votação na Escócia.

"Para os mercados em geral, o resultado na Escócia é provavelmente o melhor, pois a vitória do voto de 'Sim' não havia sido realmente precificada e poderia ter causado o caos, contagiando a Europa", disse o gestor de fundo da Clairinvest Ion-Marc Valahu.

Acompanhe tudo sobre:Europabolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroFTSE

Mais de Mercados

Depois de Nvidia, Intel agora sonda Apple para parceria, diz agência

Assaí aciona Justiça para se proteger de dívidas tributárias do GPA

Oracle prevê levantar US$ 15 bilhões com emissão de títulos corporativos

Ibovespa fecha em ligeira alta e garante novo recorde de fechamento