Mercados

Ações europeias encerram estáveis e Santander cai

Papel do banco espanhol recuou 0,7% depois que a morte do presidente do seu Conselho motivou preocupações sobre sucessão


	Bolsas europeias: índice FTSEurofirst 300 teve oscilação positiva de 0,02%, a 1.385 pontos
 (Jean-Claude Coutausse/Bloomberg)

Bolsas europeias: índice FTSEurofirst 300 teve oscilação positiva de 0,02%, a 1.385 pontos (Jean-Claude Coutausse/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 14h31.

Paris - As ações europeias fecharam perto da estabilidade nesta quarta-feira, uma vez que receios com a votação pela independência da Escócia e crescentes expectativas de um posicionamento mais "hawkish" do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, deixaram investidores apreensivos.

O mercado passou a se preocupar com o avanço dos partidários da independência escocesa nas pesquisas de opinião, uma semana antes de um referendo sobre a questão.

Além disso, preocupavam-se com a alta dos rendimentos dos títulos dos EUA, antecipando um tom mais linha-dura na reunião do Fed na semana que vem.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, teve oscilação positiva de 0,02 por cento, a 1.385 pontos.

O índice anulou todos os ganhos motivados pelas medidas adotadas pelo Banco Central Europeu na semana passada para apoiar a economia da região.

O índice espanhol IBEX foi pressionado pela queda das ações do Santander.

O papel do banco espanhol recuou 0,7 por cento depois que a morte do presidente do seu Conselho motivou preocupações sobre sucessão.

Emilio Botín, que transformou o Santander de um pequeno banco doméstico no maior banco da zona do euro, morreu de um ataque cardíaco aos 79 anos na noite da terça-feira.

"Ele era visto como o homem que transformou o Santander em um banco global", disse o analista da Beka Finance, Javier Bernat Valenzuela. "Ele era a pessoa que cuidou do banco nos últimos 30 anos. Mas é preciso se dar conta de que não acontecerão mudanças significativas pois o banco é muito bem estruturado".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasSantanderBancosEmpresas espanholasEuropaMercado financeiroFTSE

Mais de Mercados

Nos EUA, IPO's estão alta, mas as startups estão levando mais tempo para lançar ações na bolsa

Essa CEO tem sido criticada por investidores — mas caiu nas graças de Warren Buffett

Montadoras globais devem perder US$ 30 bilhões com tarifas nos EUA, aponta Moody's

Qual o impacto da queda da MP alternativa ao IOF no mercado financeiro?