Mercados

Ações do setor de consumo brilham e devem fechar ano no topo

Segundo Economática, o setor de petróleo foi o que mais sofreu com as desvalorizações


	Ações da Hypermarcas registram avanço de 91,29% no acumulado do ano
 (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

Ações da Hypermarcas registram avanço de 91,29% no acumulado do ano (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2012 às 13h34.

São Paulo - Dentre as 69 ações da carteira teórica do Ibovespa, 45 delas mostram rentabilidade positiva e 24 registram queda neste ano, conforme levantamento realizado pela consultoria Economática, que considera os pregões até o dia 26 de dezembro.

Os dados revelam ainda que, com relação ao desempenho do Ibovespa em 2012 (+7,41%), 36 papéis conseguiram superar a performance do principal índice da bolsa no período.

O destaque fica para o avanço das ações ordinárias da Hypermarcas (HYPE3), com alta de 91,29%, seguidas pelos papéis da B2W Varejo (BTOW3), que valorizaram 86 % no período analisado. A terceira posição no ranking é ocupada pela Sabesp (SBSP3), com suas ações ordinárias subindo 73,23%.

Na ponta negativa, a maior queda é representada pelas ações da OGX Petróleo (OGXP3), que amargam um tombo de 67,84%. A segunda e terceira maiores desvalorizações do índice ficam com a Eletrobras, que viu suas ações derreterem 60,32% (ELET3) e 57,55% (ELET6).

Setores

A Economática também calculou o retorno médio ponderado pelo volume financeiro das ações de 23 setores na Bovespa. A conclusão é de que o setor com melhor desempenho em 2012 no período avaliado foi o de comércio, representado por 20 papéis e com 64,06% de valorização média no período.

Por outro lado, as maiores perdas registradas estão no setor de petróleo e gás, que possui nove papéis listados no Ibovespa e apresentaram uma desvalorização média 26,29%.

Acompanhe tudo sobre:B2WB3bolsas-de-valoresComércioEletrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas de internetEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasGás e combustíveisHoldingsHypera Pharma (Hypermarcas)Indústria do petróleoIndústrias em geralOGpar (ex-OGX)OGXP3PetróleoServiçosVarejo

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap