Mercados

Ações de commodities são o lugar para se estar, afirma HSBC

Equipe de análise global elevou a recomendação para o Brasil e voltou a recomendar Petrobras e Gerdau

Gerdau deve se beneficiar dos investimentos em infraestrutura no Brasil e da recuperação da economia americana, diz HSBC (Divulgação/Gerdau)

Gerdau deve se beneficiar dos investimentos em infraestrutura no Brasil e da recuperação da economia americana, diz HSBC (Divulgação/Gerdau)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 16h04.

São Paulo – A equipe de mercados emergentes globais do HSBC voltou a recomendar o Brasil como alocação acima da média (overweight), revela relatório publicado hoje. “ Dentre os mercados emergentes, nossa atitude favorece países em que as diferenças de produção ainda existem e lugares nos quais as autoridades estão tratando o problema da inflação. O Brasil se encaixa nesse perfil pois a política fiscal está sob controle e as taxas estão em alta novamente”, explicam Alexandre Gartner e Francisco Machado, que assinam a análise.

No país, o HSBC destaca as ações das empresas ligadas às commodities. “Prevemos um bom ano para as ações de commodities no Brasil. O ano passado foi positivo para as empresas locais, beneficiadas pela forte dinâmica de demanda e políticas fiscais e monetárias ainda afrouxadas. Já defendemos a tese contra essa situação continuar em 2011, pois nos inclinamos a favor de ações de materiais que foram deixadas para trás”, destacam. Na lista de preferidas do segmento, o banco voltou a apostar nos papéis da Gerdau e da Petrobras, além de destacar as ações da Vale e da SLC Agrícola.

“Adicionamos a Gerdau e a Petrobras à nossa lista, duas ações que tiveram um 2010 difícil e para as quais prevemos um 2011 melhor”, lembram. De acordo com Gartner e Machado, a Gerdau é um bom veículo para apostar na infraestrutura brasileira e na melhora do crescimento dos EUA. A equipe do banco elevou a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA para 2011 de 2,5% para 3,4%. “As notícias negativas já são conhecidas e parecem estar computadas nos preços atuais”, projetam. Para as ações ligadas ao petróleo, o HSBC espera uma revisão dos analistas para incorporar estimativas mais otimistas para o ano.

“Sentimos que a OPEP elevou extra-oficialmente sua faixa-alvo para o petróleo e os analistas ainda estão revisando as estimativas para os preços em seus modelos. O setor ainda é impopular, mas a dinâmica parece estar melhorando”, explicam. Segundo eles, a ação da estatal brasileira de petróleo é uma “boa candidata a decolar”. “A Petrobras é uma boa ideia de investimento, pois a ação teve desempenho significativamente abaixo do mercado em 2010, devido a seu processo de capitalização”, afirmam. A lista de preferidas no país ainda inclui a CCR Rodovias e a Odontoprev.

Para o mercado como um todo, o banco espera que o Ibovespa – principal índice de ações da bolsa brasileira – chega ao patamar dos 85 mil pontos, o que representa um potencial de valorização de aproximadamente 23%. “Lembramos que o Ibovespa tem grande peso em ações de materiais (52%) e o ambiente de preços resiliente para commodities deve beneficiar o índice. Os ventos desfavoráveis que prevemos neste relatório giram em torno de grupos sensíveis à taxa de juros, os quais têm um peso muito menor na referência (33,1%). Os demais componentes ou são defensivos ou ações de transporte”, concluem.

Leia Mais: Ibovespa continuará indefinido enquanto não quebrar recorde, diz Leandro Ruschel

Direto da Bolsa: Fique atento às mudanças nos cronogramas das ofertas e IPOs

Acompanhe tudo sobre:AçõesAnálises fundamentalistasbolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasCCREmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisGerdauIndústria do petróleoMercado financeiroMineraçãoPetrobrasPetróleoSetor de transporteSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasVale

Mais de Mercados

Mercados internacionais sobem com PIB da China e expectativa por balanços nos EUA

Volume de negociação de títulos de alto risco atinge recorde diário em 2025, aponta JPMorgan

Operadora de 27 cassinos, Maverick Gaming entra com pedido de falência nos EUA

Dólar encosta nos R$ 5,60 ainda sob efeito das tarifas de Trump