Mercados

Ações da Toshiba despencam com venda de fatia maior em divisão

Presidente-executivo da empresa, Satoshi Tsunakawa, disse que iria considerar vender a maior parte e até a totalidade da unidade de chips

Bolsa de Tóquio: papéis da Toshiba caíram 9 por cento, dando um valor de mercado de 889 bilhões de ienes (7,8 bilhões de dólares) (Yuya Shino/Reuters)

Bolsa de Tóquio: papéis da Toshiba caíram 9 por cento, dando um valor de mercado de 889 bilhões de ienes (7,8 bilhões de dólares) (Yuya Shino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de fevereiro de 2017 às 09h10.

Tóquio - As ações da Toshiba recuaram fortemente nesta quarta-feira, após o conglomerado divulgar uma baixa contábil de 6,3 bilhões de dólares relacionada à unidade nuclear e anunciar que pode vender uma participação majoritária na sua divisão de chips de memória flash.

Diante do prazo até 27 de março para evitar a deslistagem, o presidente-executivo Satoshi Tsunakawa disse que iria considerar vender a maior parte e até a totalidade da unidade de chips - uma reviravolta do discurso anterior da companhia de vender apenas cerca de 20 por cento.

A mudança de direção levou os investidores a questionarem se a empresa teria um futuro de longo prazo sem o controle da unidade e poderia abalar o grupo de interessados em uma fatia do maior produtor do mundo de chips NAND depois da Samsung Electronics.

"Normalmente, em um plano reestruturação corporativa, a empresa manteria seu negócio mais competitivo após a venda de empresas que não apresentam desempenho", disse o estrategista-chefe da Rakuten Securities, Masayuki Kubota.

"Este plano de reestruturação não dá esperança para o futuro da Toshiba", disse.

Os papéis do conglomerado caíram 9 por cento, dando um valor de mercado de 889 bilhões de ienes (7,8 bilhões de dólares), menos do que a metade do seu valor em meados de dezembro. Apenas uma década atrás, a empresa estava avaliada em quase 5 trilhões de ienes.

A Foxconn, de Taiwan, formalmente conhecida como Hon Hai Precision Industry Co Ltd, está entre as empresas e fundos que estavam na disputa para a participação menor, disse uma fonte com conhecimento direto da oferta, que pediu para não ser identificada porque não está autorizada a falar com a mídia.

Representantes da Foxconn não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

Outros interessados incluem SK Hynix, Micron Technology e a empresa de private equity Bain Capital, afirmaram fontes anteriormente.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresJapãoNikkeiToshiba

Mais de Mercados

Volvo volta a nomear Hakan Samuelsson como CEO em meio à crise tarifária dos EUA

Com olho na Ásia, JBS (JBSS3) investirá US$ 100 milhões em duas plantas no Vietnã

Blackstone avalia adquirir participação no TikTok nos EUA, dizem fontes

Enel protocola na Aneel pedido de renovação da concessão em SP por 30 anos