Mercados

Ações da Toshiba caem quase 5% após anúncio de investigação

A empresa disse na sexta-feira que pode ter subestimado os custos de alguns projetos de infraestrutura no ano fiscal


	Toshiba: a companhia está buscando saber se distribuiu adequadamente os custos de seus projetos multianuais em sua contabilidade
 (Bloomberg)

Toshiba: a companhia está buscando saber se distribuiu adequadamente os custos de seus projetos multianuais em sua contabilidade (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2015 às 08h41.

Tóquio - As ações da Toshiba caíram quase 5 por cento nesta segunda-feira depois de a companhia informar que estava analisando possíveis irregularidades contábeis, a segunda investigação do tipo em menos de dois anos.

A empresa disse na sexta-feira que pode ter subestimado os custos de alguns projetos de infraestrutura no ano fiscal iniciado em abril de 2013.

A companhia está agora buscando saber se distribuiu adequadamente os custos de seus projetos multianuais em sua contabilidade.

A Toshiba disse que criou um comitê de investigação, que irá incluir um advogado externo e um contador, para verificar a questão e publicar um relatório em cerca de um mês.

A companhia disse não saber o impacto que a análise poderá ter em seus resultados já reportados.

As ações da Toshiba chegaram a cair 10,7 por cento, para 466,3 ienes no início do pregão desta segunda-feira, antes de fecharem em baixa de 4,88 por cento, a 487,4 ienes.

Em outubro de 2013, a Toshiba anunciou que sua subsidiária médica, a Toshiba Medical Information Systems, superestimou resultados ao longo de diversos anos.

No ano fiscal de 2013, a unidade de energia e infraestrutura da Toshiba teve vendas de 1,8 trilhão de ienes, alta de 11 por cento ano contra ano, e lucro operacional de 32,3 bilhões de ienes, baixa de 62 por cento.

Acompanhe tudo sobre:ContabilidadeEmpresasEmpresas japonesasToshiba

Mais de Mercados

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap

De olho em fiscal brasileiro, Ibovespa cai e dólar sobe — ambos mais de 1,5%

Petrobras paga nesta sexta-feira a segunda parcela de proventos do 1º trimestre