Mercados

Ações da Petrobras disparam com possível aumento da gasolina

Papéis chegaram a subir mais de 3% em meio a rumores de que o governo pode autorizar um novo aumento em junho


	Abastecimento em posto da Petrobras: governo e a estatal estimam para junho um novo aumento dos combustíveis
 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Abastecimento em posto da Petrobras: governo e a estatal estimam para junho um novo aumento dos combustíveis (Christian Castanho/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2014 às 16h00.

São Paulo - As ações da Petrobras operam em forte alta, chegando a subir mais de 3% na tarde de hoje, em meio a rumores de que o governo pode autorizar um novo aumento da gasolina e do diesel em junho.

Reportagem publicada no começo da tarde pelo jornal Folha de S. Paulo afirma que o governo e a estatal estimam para junho um novo aumento dos combustíveis. O calendário, segundo a notícia, integra um dos pontos discutidos no fim do ano passado, à época da aprovação do novo mecanismo de cálculo dos reajustes, aprovado pelo conselho de administração da empresa – o qual é presidido pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

À época, a Petrobras afirmou que o mecanismo fora adotado para garantir a convergência dos preços internacionais ao mercado doméstico.

De acordo com a apuração da Folha, a época para reajustar os preços passou a ser uma das principais preocupações da equipe econômica do governo após o reajuste de dezembro ter sido uma das principais causas do aumento da inflação em 2013.

Segundo alguns setores do governo, uma saída seria antecipar o aumento previsto para junho, diminuindo o impacto do reajuste sobre a campanha de reeleição da presidente Dilma Rouseff.

Por volta das 16h35, os papéis preferenciais (PN, sem direito a voto) da estatal subiam 2,23% e os ordinários (ON, com voto), tinham 2,94% de alta. O Índice Bovespa, impulsionado pelo desempenho de uma das ações de maior peso em sua composição, passava dos 0,80% de alta, chegando a 50.116 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasIndústria do petróleoPETR4PetrobrasPetróleo

Mais de Mercados

Mercado global de petróleo deve enfrentar superávit recorde em 2026, diz IEA

Bolsas globais avançam após inflação dos EUA vir abaixo do esperado

Do boom à incerteza: o que vem pela frente para o crédito privado

Evergrande será retirada da bolsa de Hong Kong após não apresentar plano de reestruturação