EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 5 de outubro de 2011 às 13h38.
(Reuters) - A Monsanto reportou vendas trimestrais mais fortes do que as esperadas nesta quarta-feira, que foram consideradas pelo mercado mais importantes do que o anúncio de que revisará resultados financeiros de 2009, 2010 e início de 2011, por questões relacionadas a operações do glifosato Roundup.
As ações da Monsanto subiam quase 4 por cento, por volta das 13h (horário de Brasília), com analistas apontando fortes vendas nos Estados Unidos e América Latina. Além disso, o prejuízo registrado no quarto trimestre fiscal foi menor que o esperado.
As vendas totais no trimestre atingiram 2,2 bilhões de dólares, acima das estimativas de analistas, que esperavam 1,89 bilhão de dólares.
A companhia anunciou nesta quarta-feira uma perda líquida de 112 milhões de dólares no quarto trimestre, ou 21 centavos por ação. Analistas esperavam uma perda de 27 centavos.
Revisão
O anúncio da revisão de resultados vem depois da investigação do órgão regulador sobre programas de incentivo relacionados aos produtos à base de glifosato para cliente da Monsanto.
Mas a companhia assegurou que nas revisões os resultados de 2009, 2010 e 2011 vão permanecer essencialmente inalterados, o que agradou analistas.
O glifosato é o ingrediente-chave no herbicida Roundup, da Monsanto, e já foi o principal responsável pelas receitas. A companhia, no entanto, tem lutado contra forte competição nos últimos anos.
A expansão contínua dos produtos deve ajudar a companhia a atingir crescimento entre 3,34 dólares a 3,44 dólares por ação no ano fiscal de 2012.
Segundo a companhia, o primeiro trimestre de 2012 deverá resultar em lucros de 10 a 15 centavos por ação devido ao crescimento nos mercados da América Latina. Analistas de Wall Street esperam por 8 centavos por ação.
"Está claro que viramos a esquina e voltamos ao modo de crescimento", disse o chairman e CEO da Monsanto, Hugh Grant, em comunicado.