Mercados

Glencore dispara com possível venda de ativos de agricultura

O preço da ação da Glencore caiu mais de 60% neste ano, afetado por um colapso dos preços globais de commodities durante o último ano


	Glencore: o preço da ação da mineradora caiu mais de 60% neste ano, afetado por um colapso dos preços globais de commodities durante o último ano
 (Sebastian Derungs/AFP)

Glencore: o preço da ação da mineradora caiu mais de 60% neste ano, afetado por um colapso dos preços globais de commodities durante o último ano (Sebastian Derungs/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2015 às 07h44.

Melbourne/ Londres - As ações da trader de commodities e mineradora Glencore avançavam nesta segunda-feira com a esperança de investidores de que a empresa esteja levando adiante seus planos de cortar dívida com a venda de uma fatia em ativos de agricultura.

O preço da ação da Glencore caiu mais de 60% neste ano, afetado por um colapso dos preços globais de commodities durante o último ano e pelo nervosismo do mercado sobre a capacidade da mineradora de pagar sua pesada dívida.

A trader baseada na Suíça prometeu cortar a dívida líquida para 20 bilhões de dólares ante 30 bilhões com a venda de ativos, redução de investimentos, suspensão de pagamentos de dividendos e um aumento de capital de 2,5 bilhões de dólares com novas ações por meio de uma venda concluída mais cedo neste mês.

A Reuters noticiou na sexta-feira que a Glencore está em conversas com um fundo soberano da Arábia Saudita e a trader de grãos chinesa apoiada pelo Estado COFCO, assim como fundos de pensão canadenses, para vender uma fatia nos ativos.

A empresa disse que está a caminho de vender uma fatia em seu negócio de agricultura até o início do ano que vem, segundo o Barclays.

Nesta segunda-feira, as ações da Glencore listadas em Hong Kong chegaram a subir 72% antes de fecharem em alta de 18%, a 12,6 dólares de Hong Kong. Em Londres, as ações chegaram a subir 20% no início dos negócios, e avançavam 8,35% às 7h32 no horário de Brasília.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaEmpresasEmpresas suíçasGlencoreGlencore XstrataMineradorasTrigo

Mais de Mercados

Brasil sai ‘vencedor’ em tarifaço, mas incerteza global deve pesar na Bolsa

Bolsas na Ásia têm forte queda após anúncio de tarifas de Trump

Embraer (EMBR3): entregas de aviões crescem 20% no 1º tri

CFO da GOL renuncia em meio a processo de recuperação judicial