Mercados

Ações da Gerdau dominam os ganhos do Ibovespa nesta quinta-feira

Companhia anunciou hoje o pagamento de dividendos; papéis preferenciais amargam perdas de aproximadamente 13% nos últimos 12 meses

Gerdau anunciou lucro líquido de 2,4 bilhões de reais em 2010 (Divulgação)

Gerdau anunciou lucro líquido de 2,4 bilhões de reais em 2010 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2011 às 13h20.

São Paulo – As ações preferenciais da Gerdau (GGBR4) e da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) ganham destaque no pregão desta quinta-feira (3). Ambos papéis despontam como destaque do principal índice da bolsa paulista, com alta de aproximadamente 4%. O Ibovespa transita próximo da estabilidade, com leve alta de 0,4%, aos 67.583 pontos.

No últimos 12 meses, os papéis preferenciais da Gerdau amargam perdas de aproximadamente 13%, enquanto as ações preferenciais da Metalúrgica Gerdau mostram perdas de 18%.

Dividendos

A Gerdau e Metalúrgica Gerdau anunciaram nesta quinta-feira a aprovação do pagamento de dividendos relacionados ao quarto trimestre de 2010. Será pago o valor de 0,06 real por ação ordinária e preferencial da Gerdau e de 0,09 real também para ambas classes de ações da Metalúrgica Gerdau.

De acordo com o comunicado, os pagamentos serão pagos no dia 24 de março pela Itaú Corretora, instituição depositária das ações. Serão consideradas as posições do acionistas em 14 de marco de 2011. No dia seguinte, os papéis passam a ser negociados na forma ex-dividendos.

Resultado

A Gerdau anunciou nesta quinta-feira lucro líquido de 2,4 bilhões de reais em 2010. O valor é 144% maior na comparação com o ano retrasado, quando o lucro da siderúrgica somou pouco mais e 1 bilhão de reais. No último trimestre do ano, no entanto, houve redução de 35% nos ganhos, na comparação com o mesmo período de 2009. A queda, segundo a companhia, é reflexo do menor resultado operacional.

A companhia também revisou para cima o volume de seus recursos minerais. Segundo comunicado, o volume de minério de ferro da siderúrgica totaliza, atualmente, 2,9 bilhões de toneladas. Na última avaliação, os recursos totalizavam 1,8 bilhão de toneladas.

Acompanhe tudo sobre:Análises fundamentalistasB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas brasileirasGerdauMercado financeiroSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicas

Mais de Mercados

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Ibovespa fecha em queda e dólar bate R$ 5,81 após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Unilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off