Mercados

Ações da BlackBerry disparam por expectativa com sua venda

As ações da empresa fecharam em alta de 13,85 por cento, a 15,29 dólares canadenses


	A BlackBerry, que já foi uma pioneira no segmento de smartphones, tem perdido participação de mercado para o iPhone, da Apple, e para a linha Galaxy, da Samsung
 (Mario Tama/Getty Images)

A BlackBerry, que já foi uma pioneira no segmento de smartphones, tem perdido participação de mercado para o iPhone, da Apple, e para a linha Galaxy, da Samsung (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2013 às 21h00.

TORONTO - As ações da BlackBerry subiram quase 14 por cento nesta segunda-feira, puxadas por uma especulação de que a empresa pode ser comprada e notícias de que a AT&T vai começar a vender o novo smartphone BlackBerry Z10 nos Estados Unidos em 22 de março.

O presidente-executivo do grupo chinês Lenovo disse a um jornal francês nesta segunda-feira que a fabricante de computadores pessoais pode considerar a aquisição da empresa canadense em algum momento no futuro.

"O crescimento externo permanece uma questão de oportunidades", disse Yang Yuanqing Em entrevista ao jornal Los Échos.

"Quanto à BlackBerry, isso pode eventualmente fazer sentido, mas devo primeiro analisar o mercado entender o peso exato desta companhia", disse ele em resposta à pergunta sobre uma potencial compra da empresa de smartphones.

As ações da empresa fecharam em alta de 13,85 por cento, a 15,29 dólares canadenses.

A BlackBerry, que já foi uma pioneira no segmento de smartphones, tem perdido participação de mercado para o iPhone, da Apple, e para a linha Galaxy, da Samsung, e outros dispositivos acionados pelo sistema operacional Android.

A BlackBerry espera que seus novos dispositivos lançados no final de janeiro, já à venda no Canadá, Reino Unido e mais de 20 outros países, vão ajudá-la a conquistar mercado nos EUA.

Acompanhe tudo sobre:BlackBerryCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEmpresas

Mais de Mercados

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aconselha Trump: 'Pare de discutir com Powell sobre juros'

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas