Mercados

Ações da AOL sobem 45% após venda de patentes para Microsoft

A operação rendeu US$ 1,05 bilhão aos cofres da empresa; ações da Microsoft têm leve queda

Sede da AOL em Nova York (Mario Tama/Getty Images)

Sede da AOL em Nova York (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 16h49.

São Paulo – Os 1,05 bilhão de dólares que entrarão pelas portas da AOL (AOL) estão animando o mercado. O valor é quanto deve girar a venda de patentes da empresa para a Microsoft (MSFT), anunciada hoje.

O mercado reagiu bem ao anúncio e os papéis da AOL na NYSE, há pouco, registravam alta de 45,52%. Já as ações da Microsoft tinham leve queda, de 0,82% na Nasdaq.

A reação não é para menos. Em seu anúncio, a AOL disse que planeja repassar uma "porção significativa" do dinheiro da venda para os acionistas.

O acordo acontece num momento em que a disputa por patentes está evidente. O Google (GOOG) entrou nessa no ano passado, quando comprou a Motorola Mobility Holdings de olho no portfólio de patentes da empresa.

Uma análise publicada no site da CNN levanta a hipótese de o Google ter sido um dos principais prejudicados com o negócio. “O Google perdeu uma oportunidade única”, avaliou o analista e consultor independente Florian Muelle, segundo o site.

Isso porque, com o acordo, a AOL ganha um dinheiro tão necessário vendendo algo que não usava mais, a Microsoft avança em patentes e o Facebook fica isolado de contestações legais que poderiam vir se essas patentes fossem para o Google.

As ações do site não refletiam essa possibilidade e, há pouco, subiam 0,14%.

http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoAOL

Mais de Mercados

Governo do Canadá intervém para deter greve da Air Canada

Após lucro fraco, Air Canada enfrenta greve que paralisa 200 voos diários para os EUA

O que EUA e Argentina têm em comum? Investidores veem 'paralelos preocupantes'

Do Drex à inteligência artificial 'explicável': As 5 inovações que vão mudar o mercado financeiro