Mercados

Ações chinesas caem antes de feriado com espera de dados

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,7 por cento


	Investidor em Xangai: O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,7 por cento
 (Johannes Eisele/AFP)

Investidor em Xangai: O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,7 por cento (Johannes Eisele/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2016 às 07h07.

Xangai/Tóquio - As ações chinesas recuaram nesta sexta-feira com a visão do mercado de que os movimentos para aumentar os tetos de investimento para estrangeiros não vão levar a um aumento imediato da compra de ações chinesas, enquanto no restante da região as bolsas não tiveram uma trajetória definida, antes do aguardado relatório de emprego dos Estados Unidos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,7 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,6 por cento. Porém, na semana, o índice SSEC teve ganho de 0,9 por cento enquanto o CSI300 subiu 0,6 por cento.

Mas as operações foram magras nesta sexta-feira com muitos operadores já tendo se afastado para o feriado do Ano Novo Lunar. Todos os mercados chineses estarão fechados na próxima semana.

No Japão, o índice Nikkei recuou 1,3 por cento, em seu quarto dia seguido de perdas.

"A maior preocupação para o mercado japonês agora é se o dólar vai enfraquecer mais contra o iene", disse o analista técnico sênior do Mizuho Securities em Tóquio Yutaka Miura.

"Não se sabe como as ações norte-americanas vão reagir depois da divulgação dos dados de emprego, então muitos investidores estão nervosos." Os mercados vão observar os dados de emprego dos Estados Unidos em busca de alguma orientação, com expectativa do relatório mostrar a criação de 190 mil vagas em janeiro, mediana da estimativa de economistas consultados pela Reuters.

Às 7:47 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,52 por cento, a caminho de fechar a semana praticamente estável.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mercados

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização do dólar deve se acelerar, segundo a Gavekal

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap