Mercados

Ações da Brasil Ecodiesel são pressionadas por suspensão em leilões

Perda do Selo Combustível Social impede participação em 80% dos leilões de biodiesel da ANP

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2010 às 11h51.

São Paulo - A suspensão do Selo Combustível Social nas usinas de Iraquara, Itaqui, Crateús e Floriano da Brasil Ecodiesel, maior produtora de biodiesel do país, e a consequente proibição de participação nos leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que envolvem o certificado levaram a uma desvalorização das ações, por causa dos possíveis grandes impactos negativos na performance da empresa. Após uma perda de 9,1% na sexta-feira, as ações ordinárias da Brasil Ecodiesel (ECOD3) registravam, às 11h24, uma desvalorização de 6,84%, para 1,09 real.

Os leilões da ANP que têm obrigatoriedade do selo correspondem a 80% do total de negócios. De acordo com o economista Victor Martins, da Planner Corretora, a empresa pode deixar de embolsar 85 milhões de reais nos dois próximos leilões da ANP, o 16º e o 17º.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) suspendeu o selo para a companhia alegando o não cumprimento da cláusula que prevê metade dos produtos comercializados serem de origem da agricultura familiar. Isso aconteceu porque, após a empresa distribuir as sementes da mamona e prestar assistência técnica aos produtores, não houve o retorno durante a colheita de acordo com os preços acordados. Na época, a cotação do produto havia disparado e os agricultores exigiam compensações maiores.

Para poder reaver o certificado, a Brasil Ecodiesel vai acionar o MDA judicialmente. A alegação é de que em 2009 a lei foi modificada e o percentual exigido de agricultura familiar caiu de 50% para 30%, mas o órgão do governo não levou isso em conta. Não há previsão de quando o caso deve ter uma resolução na Justiça e, enquanto isso, a companhia deve participar apenas de 20% dos leilões da ANP, os que não exigem o selo.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioBiocombustíveisCombustíveisProcessos judiciaisTrigo

Mais de Mercados

Mercado pressiona Fed por novo corte de 50 na próxima reunião

Petrobras bate recorde de investidores, mesmo com queda de CPFs na B3

Fed corta juros em 50 pontos-base – primeira redução em mais de quatro anos

Petrobras cai mais de 2% após notícia sobre possível redução no preço dos combustíveis; empresa nega