Mercados

Ações asiáticas sobem com resultados nos EUA e BCE

Resultados de companhias de tecnologia e esperanças de novos estímulos do BCE compensaam preocupações sobre a perspectiva para a economia global


	Bolsa de Xangai: às 7h41, o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 1,08%
 (Getty Images)

Bolsa de Xangai: às 7h41, o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 1,08% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2014 às 08h09.

Tóquio - As ações asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira com resultados positivos de duas companhias norte-americanas de tecnologias consideradas termômetros, e esperanças de novos estímulos do Banco Central Europeu (BCE) compensando preocupações sobre a perspectiva para a economia global.

Às 7h41 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 1,08 por cento, para perto da máxima de duas semanas, enquanto o índice japonês Nikkei fechou em alta de 2,64 por cento, recuperando terreno perdido na queda de 2 por cento da terça-feira.

A confiança foi impulsionada após a Reuters noticiar que o BCE está estudando a compra de bônus corporativos, um passo que ajudaria bancos a liberar mais de seus balanços para empréstimos. A autoridade monetária pode tomar uma decisão já em dezembro com perspectiva de começar as compras no começo do ano que vem, segundo diversas fontes familiarizadas com o assunto.

"As notícias deram início à caça por barganhas já que as ações japonesas recuaram a níveis que precificaram o pior cenário possível", disse o diretor-executivo da UBS Wealth Management, Toru Ibayashi, em referência aos temores de que a economia da Europa pode voltar a cair em recessão. Nas negociações nos Estados Unidos, as ações da Apple e da Texas Instruments subiram com resultados trimestrais mais fortes que o esperado, impulsionando o índice Nasdaq em mais de 2 por cento. O índice S&P 500 subiu 1,96 por cento, marcando seu maior ganho percentual diário desde outubro de 2013 e a quarta sessão consecutiva de alta.

Dados comerciais do Japão divulgados nesta quarta-feira também sustentaram as compras em Tóquio. As exportações subiram 6,9 por cento em setembro ante o ano anterior, o ritmo mais rápido em sete meses, sinal de que a demanda externa está começando a subir. A bolsa de Cingapura ficou fechada por feriado, e retomará as atividades na quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

A nova aposta do Google: data centers alimentados por energia nuclear

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump