Quedas nos índices asiáticos já devolveram metade dos ganhos conseguidos desde que atingiu mínima de 10 meses em 17 de dezembro (Ian Waldie/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 6 de janeiro de 2015 às 07h33.
Tóquio - As ações asiáticas recuaram nesta terça-feira, à medida que a queda dos preços do petróleo e as incertezas políticas na Grécia forçavam os investidores a desistirem de ativos de risco e optarem pela segurança de títulos governamentais.
Às 7h36 (horário de Brasília) o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 1,38 por cento, devolvendo metade dos ganhos conseguidos desde que atingiu mínima de 10 meses em 17 de dezembro.
O índice japonês Nikkei <.N225> perdeu 3 por cento, maior queda em quase 10 meses, enquanto as ações sul-coreanas caíram 1,7 por cento, para mínima de um ano e meio.
O recuo nos preços do petróleo mostrava poucos sinais de desaparecer no novo ano, chegando a cair 6 por cento na segunda-feira para atingir o menor nível desde meados de 2009, uma vez que a elevada produção dos Estados Unidos tem exacerbado o excesso de oferta global.
"As quedas nos preços do petróleo estão indo além das expectativas de muitas pessoas. Isso irá pressionar os resultados das empresas de energia dos EUA", disse Hirokazu Kabeya, estrategista sênior da Daiwa Securities.
Somando-se ao cenário está a crescente especulação de que a Grécia pode ser excluída da zona do euro se o partido de esquerda que prometeu acabar com as medidas de austeridade e anular uma grande porção de suas dívidas vencer nas eleições de 25 de janeiro, como amplamente esperado.