Mercados

Ações asiáticas caem por preocupações do Fed sobre estímulos

A política de compra de ativos do Fed tem sido fundamental na sustentação do apetite dos investidores por risco


	As ações de Hong Kong caíram 0,29 por cento após atingir a máxima em 19 meses, mas o índice de Xangai subiu 0,35 por cento
 (©afp.com / Antony Dickson)

As ações de Hong Kong caíram 0,29 por cento após atingir a máxima em 19 meses, mas o índice de Xangai subiu 0,35 por cento (©afp.com / Antony Dickson)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 07h13.

Tóquio - As ações asiáticas fecharam em queda nesta sexta-feira, uma vez que investidores realizaram lucros após uma alta acentuada depois que autoridades do Federal Reserve, o banco central norte-americano, expressarem preocupações em continuar a expandir as compras de títulos.

A ata da reunião de política do Fed de dezembro divulgada na quinta-feira mostrou preocupação entre alguns membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) sobre os potenciais riscos de das compras de ativo do Fed nos mercados financeiros, mesmo que pareça certo que continuará por enquanto com o programa de estímulo.

A política de compra de ativos do Fed tem sido fundamental na sustentação do apetite dos investidores por risco.

O índice MSCI de ações da Ásia-Pacífico, excluindo as do Japão, caía 0,6 por cento às 7h52 (horário de Brasília), após atingir o maior nível desde agosto de 2011 na quinta-feira.

"Após o rali que garantiu grande alívio após a decisão sobre o abismo fiscal, eu esperaria que o mercado se consolide um pouco", disse o diretor de divisão da Macquarie Private Wealth, Martin Lakos, sobre as ações australianas, que caíram 0,36 por cento, recuando após a máxima de 19 meses atingida na quinta-feira.

As ações de Hong Kong caíram 0,29 por cento após atingir a máxima em 19 meses, mas o índice de Xangai subiu 0,35 por cento.

O índice Nikkei do Japão avançou 2,82 por cento e a bolsa de Taiwan recuou 0,39 por cento. Cingapura fechou com variação positiva de 0,01 por cento. Já o índice sul-coreano caiu 0,37 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões

"Emergentes podem voltar a ser os queridinhos do mercado", diz Luiz Fernando Araujo, da Finacap

Com juros futuros mais altos e preocupações fiscais, Ibovespa cai para 131 mil pontos

Petrobras paga nesta sexta-feira a segunda parcela de proventos do 1º trimestre