Rúpia indiana: mercados indianos se agitaram depois que o banco central elevou inesperadamente a principal taxa de juros em 0,25%, gerando queda na moeda, nas ações e nos preços de títulos do país (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2013 às 10h14.
Tóquio - As ações asiáticas perderam fôlego nesta sexta-feira, uma vez que os investidores ponderaram a próxima manobra do banco central dos Estados Unidos, mas o índice de referência regional estava a caminho de sua melhor semana em mais de um ano graças ao Federal Reserve.
Os mercados financeiros indianos se agitaram depois que o banco central do país elevou inesperadamente a principal taxa de juros em 0,25 ponto percentual, gerando queda na moeda, nas ações e nos preços de títulos do país.
A maioria dos índices asiáticos se enfraqueceu depois da alta de quinta-feira, provocada pela decisão surpreendente do Fed de não reduzir seu estímulo monetário nesse momento. Os pregões asiáticos foram mais lentos por causa de feriados na China e na Coreia do Sul.
Às 7h32 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,21 por cento. Mas na semana, o índice acumulava alta de 3,1 por cento. Se isso se sustentar, será o maior ganho desde a semana que terminou em 14 de setembro de 2012.
A decisão do Fed gerou rali generalizado nas ações globais, nas commodities e nas moedas de maior risco, uma vez que a confiança foi sustentada pela perspectiva de dólares baratos se espalhando pelos mercados financeiros por mais algum tempo.