Mercados

Acionistas do Santander aprovam oferta relativa a Brasil

Foi aprovada uma proposta de aumento de capital para a compra da participação de 24,75%


	Santander: a subsidiária brasileira é responsável por cerca de 20% do lucro líquido do banco
 (Luísa Melo/Exame.com)

Santander: a subsidiária brasileira é responsável por cerca de 20% do lucro líquido do banco (Luísa Melo/Exame.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 08h40.

Santander, Espanha - Acionistas do Santander aprovaram nesta segunda-feira, 15, em reunião uma proposta de aumento de capital para a compra da participação de 24,75% que o banco espanhol ainda não possui na subsidiária brasileira.

Apesar da aprovação, alguns acionistas haviam se queixado da oferta de compra quando o Santander a anunciou, em abril. Alguns deles alegam que o banco os colocou numa situação difícil. Não aceitando a oferta, os acionistas ficariam com ações sem liquidez e difíceis de vender. Por outro lado, ao concordar com a proposta, eles vendem as ações num momento em que, segundo acreditam, o preço do papel está para se recuperar.

A subsidiária brasileira é responsável por cerca de 20% do lucro líquido do Santander, fatia semelhante à da unidade britânica do banco.

Em seu primeiro evento oficial como presidente global do Santander, Ana Patricia Botín prometeu aos acionistas continuar o trabalho de seu pai, ex-dirigente do banco que faleceu na semana passada. Emílio Botín foi presidente do Santander por quase 30 anos antes de sofrer um ataque cardíaco, na última quarta-feira, 10.

Sobre o Brasil, a nova presidente do Santander disse esperar ver crescimento das exportações agrícolas, do setor de energia e da área de construção para a classe média do País.

Esses fatores "nos dão confiança na atratividade da economia brasileira e que (o Brasil) vai superar o período de desaceleração econômica que enfrenta no momento", disse Ana Patricia.

Por volta das 7h40 (de Brasília), as ações do Santander tinham queda marginal de 0,17% na Bolsa de Madri. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasSantanderBancosEmpresas espanholasFinanças

Mais de Mercados

Ambipar perde R$ 4 bi em valor de mercado após conseguir proteção na Justiça contra credores

Assaí (ASAI3) fecha entre as maiores baixas do Ibovespa após processar GPA

Ibovespa fecha abaixo dos 146 mil pontos com dúvida sobre próximos passos do Fed

Dólar fecha em alta, a R$ 5,36, após dados fortes sobre economia dos EUA