Mercados

Ação do BCE no curto prazo é fundamental para acalmar mercados, diz BNP

“O risco está aumentando”, explica Marcelo Carvalho, economista-chefe para a América Latina

A direção propôs demissões voluntárias e mobilidade para os funcionários com contrato fixo há menos de um ano (Loic Venance/AFP)

A direção propôs demissões voluntárias e mobilidade para os funcionários com contrato fixo há menos de um ano (Loic Venance/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2011 às 11h20.

São Paulo – Uma ação de curto prazo do Banco Central Europeu (BCE) para estabilizar o mercado de títulos da dívida dos países da zona do euro é fundamental para aliviar os mercados financeiros, afirma o economista-chefe para a América Latina do banco BNP Paribas, Marcelo Carvalho.

“É difícil ver o equacionamento sem uma atuação muito forte do BCE”, disse durante uma teleconferência com jornalistas realizada nesta segunda-feira. “O risco está aumentando”, ressalta. A ajuda da autoridade monetária europeia é uma premissa adotada na projeção econômica global do banco francês.

Atualmente, o BCE só tem atuado na compra de títulos no mercado secundário.

A expectativa é de que o PIB (Produto Interno Bruto) na Zona do Euro suba 1,5% em 2011 e zero no ano que vem, com a retomada do crescimento para o segundo semestre de 2012. O BNP espera que o BCE também reduza o juro em 0,25 ponto percentual em cada uma das duas próximas reuniões. A taxa está em 1,25% ao ano.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) pediu em um relatório com as previsões para 2012 publicada hoje uma atuação mais forte do BCE, como a redução do juro básico e de medidas “extraordinárias” para salvar a economia da região.

"O BCE deve comprar bônus e estabelecer um limite para os yields, ou um piso para o valor dos bônus, para que os mercados saibam que existe uma contraparte pronta para negociar esses bônus nesse nível", ressaltou Pier Carlo Padoan, economista-chefe da instituição.

Confira as projeções do BNP:

http://www.scribd.com/embeds/74022654/content?start_page=1&view_mode=list&access_key=key-f79eotv48fh492icvv4(function() { var scribd = document.createElement("script"); scribd.type = "text/javascript"; scribd.async = true; scribd.src = "http://www.scribd.com/javascripts/embed_code/inject.js"; var s = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.parentNode.insertBefore(scribd, s); })();

Acompanhe tudo sobre:B3BCEbolsas-de-valoresCâmbioEuroMoedas

Mais de Mercados

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas

Dólar fecha em alta de 0,73% após Bolsonaro ser alvo de operação da PF