Mercados

Ação de empresa de Taiwan bate novo recorde e se torna 10ª maior do mundo

Companhia de semicondutores TSMC passou à frente de gigantes como Visa e Johnson&Johnson. O motivo? Atraso da produção de chips da rival Intel

 (Thinkstock/DragonImages/Thinkstock)

(Thinkstock/DragonImages/Thinkstock)

NF

Natália Flach

Publicado em 28 de julho de 2020 às 12h07.

A empresa de semicondutores TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co) bateu novo recorde. As ações da companhia – pouco conhecida dos brasileiros – subiram 2,47% na terça-feira, 28, em Taipei, tornando-se assim a 10a maior empresa em valor de mercado (mesmo que momentaneamente), à frente de gigantes como Visa e Johnson&Johnson, de acordo com a Bloomberg. No ano, os papéis acumulam 72,24% de alta.

O impulso para o avanço das ações vem da possibilidade de a concorrente Intel terceirizar a produção dos chips da nova geração (de 7 nanômetros) que estão atrasados, o que beneficiaria a TSMC, dada sua liderança global na fabricação de silício e seu histórico de fabricação de semicondutores para as maiores empresas de tecnologia do mundo. Além disso, a TSMC planeja construir uma fábrica de chips no Arizona, nos Estados Unidos, segundo a CNBC.

A TSMC exerce uma grande influência nos mercados financeiros de Taiwan. Constituindo quase um terço do índice de referência local, o papel levou o Taiex bater o recorde alcançado há três décadas. Sua valorização na bolsa está atraindo fluxos estrangeiros para as ações de Taiwan, aumentando a demanda pela moeda local. Não à toa, o dólar de Taiwan subiu 1% na terça-feira para a maior cotação desde abril de 2018, de acordo com a Bloomberg.

Outras empresas têm se beneficiado do atraso da produção da Intel. Os papéis da Samsung Electronics Co., que está investindo pesadamente em seu próprio negócio de fundição, saltaram 5,8% na terça-feira, maior ganho intra diário em quase dois meses. A rival chinesa Semiconductor Manufacturing International Corp. também subiu 6,6% em Hong Kong.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesIntelChips

Mais de Mercados

B3 reforça estratégia em duplicatas com aquisição de R$ 37 milhões

Sob 'efeito Coelho Diniz', GPA fecha segundo dia seguido entre maiores altas da bolsa

Trump diz que está preparado para disputa judicial pela demissão de Lisa Cook do Fed

Dólar fecha em leve alta de a R$ 5,43 com dados do IPCA-15