Mercados

Ação da MPX sobe após capitalização de R$1 bi

MPX será grande geradora de caixa nos próximos anos, diz Planner

Nos últimos 12 meses, ações da MPX entregaram ganhos de 108%  (Fernando Cavalcanti/EXAME)

Nos últimos 12 meses, ações da MPX entregaram ganhos de 108% (Fernando Cavalcanti/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2011 às 12h45.

São Paulo – As ações da MPX Energia (MPXE3), do empresário Eike Batista, sobem forte na sessão desta quinta-feira (2). Na máxima do dia, os papéis subiram 2,5%, para 42,80 reais. Nos últimos 12 meses, já são 108% de valorização e, em 2011, a alta chega a 62%.

Os investidores repercutem a emissão de 1 bilhão de reais em debêntures conversíveis em ações. Os papéis serão subscritos pelo BNDESPar (600 mi), Eike Batista (200 mi), acionista controlador, e Gávea Participações (200 mi).

“Enxergamos como um movimento positivo para o levantamento de recursos com o objetivo de financiar os projetos da empresa”, afirma o analista da corretora Planner, Rafael Andreata.

Ele reiterou hoje a recomendação de compra às ações da empresa de energia do grupo EBX e acredita que a companhia será uma forte geradora de caixa nos próximos anos. O preço-alvo para o final de 2011 é de 48 reais, um potencial de valorização de 15%.

“Em nossa visão, o preço de energia no mercado livre terá uma elevação nos próximos anos, visto o aperto do balanço de energia, assim a MPX poderá se beneficiar de vendas a preços atrativos”, projeta Andreata.

Além disso, o relatório lembra ainda o grande potencial de exploração de carvão na Colômbia. “Temos visto um nível elevado no preço do carvão no mercado internacional”, finaliza.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPetróleoGás e combustíveisAçõesMercado financeiroEnevaAnálises fundamentalistas

Mais de Mercados

Airbnb vai adotar tecnologia 'antifesta' em reservas no Halloween

Com chips de IA, Qualcomm tem maior alta na bolsa em seis meses

Ibovespa bate novo recorde com otimismo após encontro de Lula e Trump

Bolsa argentina fecha em alta de quase 22% no 'day after' da eleição