Mercados

HRT tem ponto de entrada após queda com poço seco na Namíbia, diz analista

Inglesa Chariot, empresa que opera no país africano, encontrou ‘poço seco’ e ações despencaram 50%

Márcio Mello, presidente da HRT (Eduardo Monteiro/EXAME.com)

Márcio Mello, presidente da HRT (Eduardo Monteiro/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2012 às 16h43.

São Paulo – As ações da HRT (HRTP3) registram hoje forte queda, que já beirou os 13% na mínima do dia, para 422 reais. A forte desvalorização oferece um bom ponto de entrada no papel, segundo a casa de análises Empiricus, que recomenda compra das ações.

Em relatório, os analistas dizem que a queda tem relação com o anúncio de hoje da Chariot Oil & Gas, que afirmou que não encontrou hidrocarbonetos comercializáveis no poço Tapir Sul, na Namíbia.

Em relatório, os analistas da Empiricus afirmam que o desempenho negativo das ações já era esperado, mas que ele se deve apenas a uma “interpretação equivocada e enviesada de curtíssimo prazo, colocando sob uma mesma cesta coisas bastante distintas”.

Segundo a Empiricus, a não-descoberta de hidrocarbonetos comerciais no Tapir Sul não influencia a probabilidade de HRT encontrar petróleo em seus prospectos, já que as empresas exploram em bacias sedimentares diferentes.

Dois motivos principais, na visão da Empiricus, afastam a relação entre HRT e a não-descoberta da Chariot. Primeiro que a empresa brasileira tem uma exposição pequena à Bacia do Namibe, onde está o poço ‘seco’ da Chariot, com participação de 2,85 % em dois blocos. Segundo que a área de prospecção da Chariot mais próxima ao poço da HRT está a 350 quilômetros.

Como a recomendação dos papéis é de compra, a queda pode ser uma boa notícia para quem busca entrar no papel da empresa.

Chariot em baixa

A empresa Chariot, que tem seu foco exploratório na África, também sofreu os efeitos do anúncio de seu ‘poço seco’, que após não apresentar comercialidade, será fechado e abandonado.

Os papéis (CHAR) da empresa são negociados na bolsa de Londres e hoje terminaram o pregão em queda de 49,75%.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPetróleoIndústria do petróleoB3bolsas-de-valoresMercado financeiroCombustíveisHRTAnálises fundamentalistas

Mais de Mercados

Omnicare, da CVS, pede falência após condenação de US$ 949 milhões

Oracle nomeia dois novos co-CEOs em meio à expansão em IA

Spirit Airlines vai deixar em licença 1.800 comissários durante 2ª falência em menos de um ano

Tarifaço reduz exportações de tecnologia da China para os EUA, mas Ásia mantém crescimento