Mercados

Abu Dhabi e fundos de hedge apoiarão IPO da Glencore

Listagem de 12 bilhões de dólares de ações pode ser a maior de Londres

Sede da Glencore, na Suíça: trader está se preparando para entrar nas bolsas de Londres e de Hong Kong (Sebastian Derungs/AFP)

Sede da Glencore, na Suíça: trader está se preparando para entrar nas bolsas de Londres e de Hong Kong (Sebastian Derungs/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2013 às 17h47.

Londres - Um fundo de Abu Dhabi, grandes gestoras de fundos de hedge e bancos da iniciativa privada suíça devem ser os principais investidores a apoiar a listagem de 12 bilhões de dólares de ações da Glencore, uma das maiores traders de commodities do mundo, afirmou uma fonte familiar com o assunto.

A listagem, que pode ser a maior de Londres, deve ser apoiada pelas empresas, que podem comprar quase 30 por cento das ações vendidas -- ou cerca de 3,6 bilhões dólares caso a listagem levante o equivalente a sua meta de 12,1 bilhões de dólares.

Tais investidores apoiam muitas listagens de companhias asiáticas, comprometendo-se a assumir grandes fatias e mantê-las por pelo menos seis meses.

A Glencore está se preparando para entrar nas bolsas de Londres e de Hong Kong. O prospecto e a faixa de preço inicial serão divulgados na quarta-feira.

Diversos investidores que detém títulos conversíveis da Glencore também servirão de apoio, incluindo a gestora de recursos BlackRock, a Corporação de Investimento do Governo de Cingapura (GIC) e a chinesa Zijin Mining, acrescentou a fonte. A emissão de títulos da Glencore há 18 meses foi um dos primeiros passos para a empresa se tornar pública.

A lista final de investidores ainda pode mudar antes de quarta-feira, mas deve incluir pelo menos três grandes fundos de hedge assim como representantes dos bancos privados da Suíça, país de origem da Glencore, afirmou a fonte.

A empresa também publicará a faixa de preço que dá um valor mínimo à companhia inferior a 50 bilhões de dólares, incluindo novos fundos, disse a pessoa -- número abaixo de um valor amplamente citado de 60 bilhões de dólares, mas entre uma faixa entre 45 e 73 bilhões de dólares segundo os dados da própria empresa.

O fundo de investimento governamental de Abu Dhabi, o Mubadala, pretende investir cerca de 16 bilhões de dólares este ano. Mas o país, em vez disso, pode fazer seu investimento por meio da Abu Dhabi Sources, ou ADS, uma recente trader que compete pelos mesmos mercados de commodities da Glencore.

Acompanhe tudo sobre:abu-dhabiCommoditiesEmpresasEmpresas suíçasGlencoreGlencore XstrataIPOsMercado financeiroMubadala

Mais de Mercados

Ibovespa sobe puxado por Petrobras após anúncio de dividendos

Escândalo de suborno nos EUA custa R$ 116 bilhões ao conglomerado Adani

Dividendos bilionários da Petrobras, pacote fiscal e cenário externo: assuntos que movem o mercado

Ação da Netflix tem potencial de subir até 13% com eventos ao vivo, diz BofA