Mercados

Abu Dhabi e fundos de hedge apoiarão IPO da Glencore

Listagem de 12 bilhões de dólares de ações pode ser a maior de Londres

Sede da Glencore, na Suíça: trader está se preparando para entrar nas bolsas de Londres e de Hong Kong (Sebastian Derungs/AFP)

Sede da Glencore, na Suíça: trader está se preparando para entrar nas bolsas de Londres e de Hong Kong (Sebastian Derungs/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2013 às 17h47.

Londres - Um fundo de Abu Dhabi, grandes gestoras de fundos de hedge e bancos da iniciativa privada suíça devem ser os principais investidores a apoiar a listagem de 12 bilhões de dólares de ações da Glencore, uma das maiores traders de commodities do mundo, afirmou uma fonte familiar com o assunto.

A listagem, que pode ser a maior de Londres, deve ser apoiada pelas empresas, que podem comprar quase 30 por cento das ações vendidas -- ou cerca de 3,6 bilhões dólares caso a listagem levante o equivalente a sua meta de 12,1 bilhões de dólares.

Tais investidores apoiam muitas listagens de companhias asiáticas, comprometendo-se a assumir grandes fatias e mantê-las por pelo menos seis meses.

A Glencore está se preparando para entrar nas bolsas de Londres e de Hong Kong. O prospecto e a faixa de preço inicial serão divulgados na quarta-feira.

Diversos investidores que detém títulos conversíveis da Glencore também servirão de apoio, incluindo a gestora de recursos BlackRock, a Corporação de Investimento do Governo de Cingapura (GIC) e a chinesa Zijin Mining, acrescentou a fonte. A emissão de títulos da Glencore há 18 meses foi um dos primeiros passos para a empresa se tornar pública.

A lista final de investidores ainda pode mudar antes de quarta-feira, mas deve incluir pelo menos três grandes fundos de hedge assim como representantes dos bancos privados da Suíça, país de origem da Glencore, afirmou a fonte.

A empresa também publicará a faixa de preço que dá um valor mínimo à companhia inferior a 50 bilhões de dólares, incluindo novos fundos, disse a pessoa -- número abaixo de um valor amplamente citado de 60 bilhões de dólares, mas entre uma faixa entre 45 e 73 bilhões de dólares segundo os dados da própria empresa.

O fundo de investimento governamental de Abu Dhabi, o Mubadala, pretende investir cerca de 16 bilhões de dólares este ano. Mas o país, em vez disso, pode fazer seu investimento por meio da Abu Dhabi Sources, ou ADS, uma recente trader que compete pelos mesmos mercados de commodities da Glencore.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMercado financeiroabu-dhabiEmpresas suíçasCommoditiesIPOsGlencoreGlencore XstrataMubadala

Mais de Mercados

Mercado Livre compra farmácia em SP, diz jornal: RD saúde cai 6%

Como funciona a matemática por trás da abertura de capital de uma empresa?

Dólar fecha em alta com pressão pela formação da Ptax

Audiência de Lisa Cook termina com perguntas duras da juíza, mas sem decisão