Invest

Abertura de Mercado: pacote de US$ 1 tri nos EUA alimenta tese de reflação

Possível aprovação deve beneficiar bancos e empresas ligadas a commodities, diz analista-chefe de ações do BTG Pactual Digital

Joe Biden: presidente americano quer injetar mais de 1 trilhão de dólares em investimentos em infraestrutura (Kevin Lamarque/Reuters)

Joe Biden: presidente americano quer injetar mais de 1 trilhão de dólares em investimentos em infraestrutura (Kevin Lamarque/Reuters)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 22 de julho de 2021 às 09h39.

O pacote de infraestrutura americano que prevê investimentos de 1,2 trilhão de dólares durante cinco anos deve voltar a ser votado no Senado na próxima semana, segundo a Associated Press. Na quarta-feira, 21, a proposta foi barrada por senadores republicanos, que devem voltar a discutir o tema com o Partido Democrata nos próximos dias.

A possível aprovação do pacote, diz Bruno Lima, analista-chefe de ações do BTG Pactual Digital, deve reforçar a tese de reflação (inflação posterior a períodos de retração) entre investidores. 

“De uns 20 dias para cá, o Federal Reserve tem convencido de que a inflação é transitória, com o mercado reduzindo posições na tese de reflação”, disse na Abertura de Mercado desta quinta-feira, 22. 

Como consequência, investidores aumentaram a exposição em ações de tecnologia e o rendimento do título americano de 10 anos, que refletem as expectativas de inflação, caíram para 1,128% nesta semana. 

No entanto, na véspera, quando a proposta trilionária foi ao Senado, o rendimento do título de 10 anos saltou para cerca de 1,30%. “Isso mostra que o mercado ainda está dividido sobre o tema”, comentou Lima.

“A discussão sobre o pacote de infraestrutura acaba suportando a tese de inflação global. Por mais que o pacote tenha impacto econômico em um prazo mais longo, pelo sentimento de mercado, ele dá suporte aos juros americanos mais altos”, afirmou.

Caso o pacote de infraestrutura seja aprovado, Lima vê um favorecimento às ações de empresas relacionadas à economia americana. De acordo com o analista, o fortalecimento da tese de reflação também tende a beneficiar papéis de bancos e ligados a commodities. 

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaEstados Unidos (EUA)AçõesInflaçãobtg-pactual-digitalJoe Biden

Mais de Invest

AstraZeneca se antecipa a prazo dado por Trump e oferece descontos de até 70% em remédios nos EUA

Latam planeja até 30 novos destinos no Brasil com encomenda de jatos da Embraer

Procon inicia averiguação de falhas da Enel no fornecimento de energia após fortes chuvas em SP

Gol reformula tarifas para passageiros de voos domésticos e internacionais; veja o que muda