Invest

Abertura de mercado: qual a consequência do aumento de produção da Vale?

Notícia deve ser avaliada junto com as perspectivas de preço para o minério de ferro, diz analista

Para além da produção, investidores devem ficar atentos ao preço do minério de ferro | Foto: Ricardo Teles/Divulgação (Ricardo Teles/Divulgação)

Para além da produção, investidores devem ficar atentos ao preço do minério de ferro | Foto: Ricardo Teles/Divulgação (Ricardo Teles/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2021 às 09h51.

Última atualização em 24 de novembro de 2021 às 09h51.

A mineradora Vale (VALE3) pode aumentar sua produção de minério de ferro em 2022 para um guidance entre 330 milhões e 350 milhões de toneladas métricas, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg. 

O intervalo seria maior do que a produção deste ano, que provavelmente ficará na metade inferior de uma faixa de 315 milhões a 335 milhões de toneladas. O ponto médio da orientação de 2022 em consideração, se confirmado, também ficaria atrás da média de 345 milhões de toneladas das estimativas dos analistas compiladas pela Bloomberg.

Mas, para além da produção, investidores devem ficar atentos ao preço do minério de ferro. É o que alerta Luis Mollo, analista do BTG Pactual digital. 

“O futuro da Vale é muito dependente não só do volume de produção, mas também do preço da commodity. Essa fusão de números influencia muito na geração de caixa da companhia”, afirmou Mollo durante o programa Abertura de Mercado desta quarta-feira, 24.

O preço do minério bateu a marca de 200 dólares por tonelada em maio deste ano e, desde então, enfrentou uma sequência de quedas causada por uma redução na demanda chinesa. Nos últimos dias, no entanto, a commodity voltou a subir em meio à perspectiva de maior demanda, após o governo local sinalizar apoio ao mercado imobiliário. 

Nesta madrugada, o minério disparou mais 5,7%, fechando em forte valorização pelo terceiro dia seguido na China. O resultado é um preço de volta à casa dos 100 dólares que – apesar de ser apenas metade do valor máximo – ainda é um patamar positivo para a Vale. “É uma empresa que ainda consegue gerar caixa a preços um pouco mais baixos como se encontra hoje o minério”, argumentou Mollo.

Assista ao programa Abertura de Mercado desta quarta-feira, 24 de novembro:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AçõesChinaCommoditiesMinério de ferroVale

Mais de Invest

Antes isentos, fundos imobiliários podem começar a pagar imposto com reforma tributária

Poupança x Tesouro Selic: qual rende mais com R$ 1.000 em 1 mês?

O que é uma operação de investimento intraday?