Mercados

AB InBev vende subsidiária da Austrália e mantém IPO na Ásia no radar

Transação acontece uma semana depois que a empresa cancelou IPO para vender participação de 15% em suas operações na Ásia

ABInbev: empresa é a maior cervejaria do mundo (Francois Lenoir/File Photo/Reuters)

ABInbev: empresa é a maior cervejaria do mundo (Francois Lenoir/File Photo/Reuters)

A

AFP

Publicado em 19 de julho de 2019 às 11h17.

Bruxelas/Londres — Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, está vendendo suas operações australianas para a japonesa Asahi por 11 bilhões de dólares e pode reviver a oferta inicial de ações de seus negócios asiáticos para cortar dívidas.

A cervejaria da Bélgica, pressionada pela dívida após a aquisição da concorrente SABMiller em 2016, disse nesta sexta-feira que concordou em vender a subsidiária australiana Carlton & United Breweries (CUB) a um valor de 11,3 bilhões de dólares.

A transação acontece apenas uma semana depois que a AB InBev cancelou uma oferta pública inicial (IPO) para vender uma participação de 15% em suas operações na Ásia, incluindo a Austrália, citando fatores que incluem condições de mercado desfavoráveis.

O que teria sido a maior listagem do mundo neste ano, levantando até 9,8 bilhões de dólares para a AB InBev, acabou sendo a terceiro maior a ser cancelada. Fontes próximas ao assunto disseram que os investidores se sentiram insatisfeitos com o preço.

A AB InBev disse nesta sexta-feira que ainda acredita na lógica de oferecer uma fatia minoritária da empresa asiática Budweiser APAC, agora excluindo a Austrália, desde que possa ser concluída no "preço correto".

Sem a Austrália, um mercado grande, mas maduro, as operações da Ásia-Pacífico da AB InBev seriam mais direcionadas para mercados de crescimento mais rápido, como a China, onde a AB InBev vende mais Budweiser do que nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:ab-inbevBebidasCervejasIPOs

Mais de Mercados

"O Brasil deveria ser um país permanentemente reformador", diz Ana Paula Vescovi

Tesla bate US$ 1 trilhão em valor de mercado após rali por vitória de Trump

Mobly assume controle da Tok&Stok com plano de sinergias e reestruturação financeira

Trump não deverá frear o crescimento da China, diz economista-chefe do Santander