Mercados

AB InBev vende subsidiária da Austrália e mantém IPO na Ásia no radar

Transação acontece uma semana depois que a empresa cancelou IPO para vender participação de 15% em suas operações na Ásia

ABInbev: empresa é a maior cervejaria do mundo (Francois Lenoir/File Photo/Reuters)

ABInbev: empresa é a maior cervejaria do mundo (Francois Lenoir/File Photo/Reuters)

A

AFP

Publicado em 19 de julho de 2019 às 11h17.

Bruxelas/Londres — Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, está vendendo suas operações australianas para a japonesa Asahi por 11 bilhões de dólares e pode reviver a oferta inicial de ações de seus negócios asiáticos para cortar dívidas.

A cervejaria da Bélgica, pressionada pela dívida após a aquisição da concorrente SABMiller em 2016, disse nesta sexta-feira que concordou em vender a subsidiária australiana Carlton & United Breweries (CUB) a um valor de 11,3 bilhões de dólares.

A transação acontece apenas uma semana depois que a AB InBev cancelou uma oferta pública inicial (IPO) para vender uma participação de 15% em suas operações na Ásia, incluindo a Austrália, citando fatores que incluem condições de mercado desfavoráveis.

O que teria sido a maior listagem do mundo neste ano, levantando até 9,8 bilhões de dólares para a AB InBev, acabou sendo a terceiro maior a ser cancelada. Fontes próximas ao assunto disseram que os investidores se sentiram insatisfeitos com o preço.

A AB InBev disse nesta sexta-feira que ainda acredita na lógica de oferecer uma fatia minoritária da empresa asiática Budweiser APAC, agora excluindo a Austrália, desde que possa ser concluída no "preço correto".

Sem a Austrália, um mercado grande, mas maduro, as operações da Ásia-Pacífico da AB InBev seriam mais direcionadas para mercados de crescimento mais rápido, como a China, onde a AB InBev vende mais Budweiser do que nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:ab-inbevBebidasCervejasIPOs

Mais de Mercados

Muita emoção na Bolsa? As ações de “convicção” do UBS para navegar na volatilidade

Ações de Netflix e Disney caem após China anunciar redução na importação de filmes dos EUA

Insider trading? Senadores pedem investigação de Trump após pausa em tarifas

Apesar de trégua, tarifas de Trump terão 'impacto sério' na economia global, diz UBS