Trader em Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) (Leandro Fonseca/Exame)
Repórter
Publicado em 28 de setembro de 2023 às 08h41.
Última atualização em 28 de setembro de 2023 às 10h02.
Apostas de que os juros americanos seguirão altos por mais tempo seguem assombrando os mercados globais. Bolsas internacionais até buscam alguma recuperação nesta manhã de quinta-feira, 28, mas o movimento dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos segue como ponto de preocupação entre investidores.
O rendimento do título de 10 anos (T-10) dos Estados Unidos, que basicamente determina o preço do dinheiro no longo prazo, voltou a renovar máxima desde 2007, O novo patamar, agora, é acima de 4,60%. Esse rendimento subiu 4,7% somente desde sexta, após o Fed sinalizar que os juros permanecerão altos no ano que vem (e talvez nos próximos).
Outro ponto de cautela, ainda que mais pontual, é a alta do petróleo. A commodity vem sendo negociada perto de US$ 94, com quase 30% de valorização em relação aos patamares de maio. O medo é que essa disparada de preço tenha impactos significativos sobre a inflação corrente, obrigando os bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa a serem (ainda) mais contracionistas.
Ainda nos Estados Unidos, será divulgado nesta manhã a terceira prévia do PIB do segundo trimestre. Na última divulgação, o número foi revisado para baixo, de 2,4% para 2,1%.
Na China, o minério de ferro registrou mais um pregão de alta nesta madrugada, encerrando as negociações em Dalian cotado perto de US$ 115 por tonelada. Mas outro fator toma as manchetes econômicas da China: a suspensão das ações da Evergrande. Os papéis caíram 80,61% desde o fim de julho, quando voltaram a ser negociados após 17 meses. A nova suspensão ocorre diante dos riscos de liquidação da companhia.
A empresa é uma das maiores construtoras do país, sendo, inclusive, chegando a ser financiadora importante do time de futebol Guangzhou, que chegou a contar com estrelas do futebol brasileiro, como Paulinho, Hulk e Ricardo Goulart.
No Brasil, investidores deverão digerir nesta quinta o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) do Banco Central, divulgado nesta manhã. No documento, as projeções do BC para o crescimento do PIB foi revisada de 2% para 2,9% para este ano. Ainda será divulgado hoje o Índice de Preço ao Produtor (IPP).
O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.