Mercados

5 razões para prestar atenção nas ações da AES Eletropaulo

Para Planner, empresa é a preferida do setor e deve render 20% em dividendos neste ano

Maior queda: Eletropaulo  | -8,9% (Germano Luders)

Maior queda: Eletropaulo | -8,9% (Germano Luders)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2011 às 11h27.

São Paulo – A multa de 26,7 milhões de reais aplicada à AES Eletropaulo (ELPL4) pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), devido aos problemas no fornecimento de energia, não deve ter impacto nas ações preferenciais da empresa.  O analista Rafael Andreata, da corretora Planner, lembra que a empresa ainda pode entrar com recursos para recorrer desta decisão da penalidade. “Além disso, o impacto dessa multa seria algo de apenas 0,16 por ação”, explica.

Andreata afirma ainda que a Eletropaulo é sua preferida dentre as opções do setor elétrico e reitera a recomendação de compra dos papéis preferenciais. O preço-alvo é de 40,13 reais, um potencial de valorização de 10,5%. A expectativa para o rendimento sobre dividendos (dividend yield) é de aproximadamente 20% para 2011.  

Em 2011, as ações da AES Eletropaulo registram valorização de 30%, enquanto o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, amarga uma perda de 14%. Já índice que mede o desempenho de empresas do setor elétrico na bolsa, o IEE, entrega ganhos de 8% no período.

Andreata lista os 5 motivos para o posicionamento nas ações:

1 Bom resultado no primeiro semestre de 2011. Os números serão traduzidos numa distribuição aproximada de 2,70 reais por ação em dividendos. Trata-se de um dividend yield - relação entre os proventos pagos em dinheiro por uma empresa e a cotação das ações no mercado - semestral de 7,4%. A AES Eletropaulo teve lucro de 281,9 milhões de reais no primeiro trimestre de 2011. O resultado representa um aumento de 27% em relação ao lucro do mesmo período do ano passado.

2 Postergação da revisão tarifária. Isso permitirá a AES Eletropaulo contar com um bom desempenho no segundo semestre do ano, devido a tarifação cheia.

3 Venda da AES Atimus. A operação deverá gerar um ganho para AES Eletropaulo de aproximadamente 450 milhões de reais. Em julho, o grupo de telefonia TIM Participações fechou acordo para comprar a empresa de telecomunicações da AES no Brasil, Atimus, por cerca de 700 milhões de euros (1 bilhão de dólares). Antes de ser adquirida, a Atimus tinha um plano de investimento de 400 milhões de reais até 2015.

4 Múltiplos com excesso de desconto. As ações preferenciais da companhia operam com um múltiplo preço/lucro de 4,8 vezes para o final de 2011 e 7,4 vezes para o final de 2012. Já o múltiplo EV/EBITDA (valor da empresa/geração operacional de caixa) opera em 5,5 vezes ao final de 2011 e 4,9 vezes para o final de 2012

5 A revisão dos parâmetros do 3º Ciclo de Revisão Tarifária. A nova regulação trará benefícios ao desempenho operacional da empresa. 

Acompanhe tudo sobre:AçõesAESAnálises fundamentalistasEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEnergia elétricaMercado financeiroServiços

Mais de Mercados

Airbus ganha briga com Embraer em 'megapedido' de 70 aviões da AirAsia

Banco Central suspende três participantes do Pix por envolvimento em ataque à C&M Software

Produção de petróleo da Opep avança em junho e bloco deve ampliar oferta em agosto

Suspeito por ataque hacker era funcionário da C&M Software e teria fornecido acesso aos criminosos