São Paulo - 2013 pode não ter sido um grande ano para a Bovespa - que se encaminha para um final de período com queda - mas certamente ofereceu grandes oportunidades para quem gosta de ler sobre investimentos. Warren Buffett, por exemplo, revelou um pouco mais de sua forma de pensar e investir através de um novo livro com mais de suas cartas aos acionistas. E agora, no final do ano, é a vez do ex-gestor de fundos de hedge e apresentador do programa Mad Money, Jim Cramer, lançar um novo livro. Veja nas fotos lançamentos e clássicos sobre Bolsas de Valores e investimentos.
O ex-gestor de fundo de hedge e apresentador do programa de televisão Mad Money, Jim Cramer, vai lançar seu novo livro no último dia do ano. No livro Jim Cramer's get rich Carefully (Fique rico com cuidado, em tradução livre), Cramer tenta criar um guia para investimentos de baixo risco e alto rendimento. O autor se propõe a mostrar como seria possível ficar rico de forma prudente e metódica desde que se comece agora.
3. Berkshire Hathaway Letters to Shareholderszoom_out_map
3/9(Reprodução)
O livro Berkshire Hathaway Letters to shareholders (cartas aos acionistas da Berkshire Hathaway, em tradução livre) reúne justamente as palavras do guru aos acionistas de sua companhia. Por meio do conteúdo, é possível conhecer melhor o pensamento e as estratégias do investidor, afinal, são as palavras dele. O livro reúne as cartas desde 1965 até 2012, mas não é o único a utilizar esse material de Buffett - algumas cartas até estão disponíveis para leitura no site da empresa.
4. The Intelligent Investor (O Investidor Inteligente)zoom_out_map
4/9(Reprodução)
Falando em Warren Buffett, vale mencionar também seu “livro de cabeceira”: O investidor inteligente, do economista americano Benjamin Graham, que é considerado, apenas, o criador da profissão de analista de investimentos. O livro é tido como uma das obras-primas de Graham, junto com "Security Análises". Um dos ensinamentos clássicos do economista é comprar ações de empresas sólidas com boas perspectivas de geração de caixa em momentos de baixa no mercado e deixá-las no portfólio por muito tempo.
5. The Zurich Axioms (Os Axiomas de Zurique)zoom_out_map
5/9(Reprodução)
O livro apresenta princípios para diminuir riscos e aumentar lucros – ou seja, o que todo investidor procura. São 12 axiomas principais e 16 secundários que, segundo os banqueiros suíços, se aplicariam a qualquer tipo de investimento. O livro é adorado por quem especula no mercado de ações e criticado pelos investidores com visões de longo prazo. Um dos axiomas sugere que o único plano a longo prazo necessário para um especulador é o de ficar rico.
6. The Black Swan (A lógica do cisne negro)zoom_out_map
6/9(Reprodução)
Em "A Lógica do Cisne Negro", o ex-operador de bolsa Nassim Nicholas Taleb defende que alguns eventos imprevisíveis – como o 11 de setembro – podem definir grandes mudanças no mundo e não podem ser antevistos porque os seres humanos possuem uma visão limitada dos fatos.
7. Reminiscences of a stock operator (Memórias de um operador da bolsa)zoom_out_map
7/9(Reprodução)
O livro de Edwin Lefévre é considerado um dos mais influentes por muitos operadores – e muitas das lições citadas por Lefévre são bem conhecidas. O livro conta a história de um grande especulador, Jesse Livermore, através de um personagem de ficção.
O livro conta a história do Blackstone e dos fundos de private equity de forma geral, mostrando como Steve Schwarzman, controlador do fundo, e Pete Peterson, co-fundador, conseguiram construir um gigante – que sobreviveu à crise financeira enquanto outros caíram - a partir de uma estrutura mínima em 1985. O livro foi escrito pelos jornalistas americanos David Carey e John Morris.
9. Veja agora 10 bons filmes sobre bolsa de valoreszoom_out_map