O Ibovespa encerrou a semana com queda acumulada de 3,1%, aos 49.981 pontos
Dólar sobe, juro sobe e Bolsa desce (Nacho Doce/Reuters)
Da Redação
Publicado em 6 de março de 2015 às 17h38.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h48.
1. Dólar sobe, juro sobe e Bolsa descezoom_out_map
1/7(Nacho Doce/Reuters)
São Paulo – O Ibovespa encerrou a semana com queda acumulada de 3,1%, aos 49.981 pontos. O período foi marcado pela decisão do Comitê de Política Monetária de aumentar meio ponto percentual, de 12,25% para 12,75%, a taxa básica de juros da economia, a Selic. Já o dólar teve sua maior alta semanal desde novembro de 2008, a 3,05. Veja nas fotos quais foram os destaques da semana.
As ações da ALL recuaram 17,5% na semana e estão entre as maiores quedas do Ibovespa no período. Vale lembrar que nos últimos 30 dias os papéis ainda mostram uma disparada de 26%. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários decidiu na última quarta-feira pela possibilidade de aprovação da alteração do controle societário e incorporação de ações da ALL à empresa Rumo Logística Operadora Multimodal, do Grupo Cosan, conforme resolução publicada no Diário Oficial da União.
A semana foi turbulenta às ações da Embraer, mas os papéis ainda tiveram fôlego para avançar 1% no período. As ações chegaram a figurar entre as maiores quedas do Ibovespa após a fabricante de aviões divulgar que teve lucro líquido de 242 milhões de reais no quarto trimestre, frente 607,2 milhões de reais no mesmo período de 2013, o que representa um recuo de 60%.
As ações preferenciais da Petrobras terminaram a semana com queda de 3,9%. Dentre as principais notícias que guiaram a ação nesta semana esteve a de que o projeto da estatal de construção de 28 sondas de perfuração em águas ultraprofundas, entregue à Sete Brasil, vai sofrer uma redução brusca. A decisão sobre o tamanho do corte no portfólio ainda não foi fechada, mas o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, apurou que deve atingir quase metade da encomenda original.
As ações da Ambev chegaram a avançar 3% na última terça-feira, mas perderam o fôlego ao longo da semana, terminando o período perto da estabilidade. A Ambev esteve nos holofotes após a notícia de que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem nenhuma restrição, a formação de joint venture entre a cervejaria e a empresa de eletrodomésticos Whirlpool. Neste negócio, a Whirlpool constituirá uma empresa exclusivamente para pesquisa, desenvolvimento, produção, venda, distribuição, comercialização, importação e exportação das chamadas máquinas B.Blend, eletrodoméstico que produz diversos tipos de bebidas com a utilização de cápsulas. Posteriormente, Ambev e Whirlpool dividirão o controle da nova empresa, tendo, cada uma, 50% de seus papéis.
As ações ordinárias da Fertilizantes Heringer abriram a semana com ganhos de 20%, mas a forte realização de lucros acabou limitando a alta semanal do papel em 1%. A forte demanda pelos papéis surgiu após a Potash Corp comunicar um acordo para adquirir 9,50% das ações da companhia, por 55,7 milhões de dólares.
7. Veja agora 23 empresas abaixo do valor patrimonial na Bolsa atualmentezoom_out_map
Papéis começaram em queda nesta segunda-feira, mas viraram para o campo positivo acompanhando outras varejistas; processadores de proteína animal prometeram interromper venda à rede no Brasil por fala do CEO global