EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 5 de novembro de 2013 às 08h30.
São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta terça-feira.
1. Fundos do Itaú reduzem participação na OGX para 0,52%
Os fundos de investimentos sob a gestão do Itaú Unibanco alienaram participação acionária relevante na OGX, segundo informou a companhia na segunda-feira. A participação passou de 7,27% do total de ações ordinárias da OGX para 0,52% na última sexta-feira, 1º. Em comunicado, a OGX informou que a alienação reflete, Preponderantemente, o rebalanceamento da carteira dos fundos passivos, em função da exclusão da OGXP3 dos índices de ações da BM&FBovespa.
2. Itaúsa tem lucro líquido de R$1,631 bi no 3ºtri
A holding Itaúsa divulgou hoje seu lucro líquido de 1,631 bilhão de reais no terceiro trimestre. O valor indica uma alta de 26,6% sobre o mesmo período do ano passado. A companhia, que além do banco Itaú Unibanco controla as empresas Duratex, Elekeiroz e Itautec, informou que o resultado de julho a setembro considerou o método de equivalência patrimonial, em vez de consolidação de resultados proporcionalmente à participação detida das controladas em conjunto.
3. As empresas que mais ganharam valor de mercado em outubro
Petrobras, Itaú Unibanco e Banco do Brasil destacaram-se entre as empresas que mais ganharam valor de mercado na Bovespa em outubro, em termos absolutos, segundo levantamento realizado pela Economática. No último mês de OGX no Ibovespa, o índice registrou sua quarta alta do ano, de 3,63%, no ano, no entanto, o índice ainda registra perda de, aproximadamente, 11%.
4. Lucro da BR Malls cai 9,8% no 3º tri, afetado por câmbio
O lucro da BR Malls caiu quase 10% no terceiro trimestre, impactado por efeitos com o câmbio e efeitos de reavaliação de propriedades de investimentos. O lucro líquido da administradora de shopping centers ficou em 90,8 milhões de reais no terceiro trimestre, queda de 9,8% na comparação anual.
5. Lucro da Even cai 13,5% no terceiro trimestre
A Construtora e Incorporadora Even registrou lucro líquido ajustado de 67,409 milhões de reais no terceiro trimestre deste ano. O valor indica uma queda de 13,5% na comparação com o segundo trimestre deste ano. No terceiro trimestre, a receita líquida de vendas e serviços chegou a 566,644 milhões de reais, o que representa uma baixa de 19,8% em relação ao segundo trimestre deste ano.
6. CVM julga ex-presidente do PanAmericano no dia 19
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vai julgar, no próximo dia 19, o ex-presidente do Banco PanAmericano, Rafael Palladino. O executivo é acusado de uso de informação privilegiada e violação do dever de lealdade por ter negociado ações da instituição financeira em meio às negociações de um aporte de 2,5 bilhões de reais com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
7. BNDES cortará crédito em 20% no ano que vem
Os recursos liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2014 deverão ficar em 150 bilhões de reais – cerca de 20% abaixo dos 190 bilhões de reais esperados para este ano. A indicação foi dada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em um esforço para indicar que a política de repasses aos bancos públicos será desmontada e para recuperar a credibilidade das contas públicas com os investidores estrangeiros e agências de classificação de risco.
8. Renan Calheiros desiste de votar autonomia do BC este ano
Ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reconsiderou a decisão de colocar em votação ainda este ano o projeto de lei que concede autonomia ao Banco Central. “Os governos são contra a autonomia do Banco Central, historicamente, todos os governos. E a oposição também. Então, em outras palavras, em português claro, significa dizer que o assunto não está amadurecido para ser apreciado pelo Senado Federal”, afirmou Renan Calheiros.
9. Bolsas de China e Austrália fecham em alta
As bolsas asiáticas fecharam em sua maioria em queda hoje. As bolsas chinesas reverteram as perdas registradas no início do dia e encerraram os negócios no campo positivo, na expectativa por medidas do governo para liberalizar o setor financeiro.
10. BC da China diz que manterá política estável
O banco central da China afirmou hoje que vai manter sua política monetária prudente com ajuste fino no momento apropriado para manter a economia em um caminho tranquilo, ao mesmo tempo em que lida com riscos inflacionário. O BC também prometeu avançar com as reformas da taxa de juros e do câmbio, enquanto evita riscos sistêmicos na economia.