Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Pesquisa indica que emprego nos Estados Unidos havia acelerado antes da paralisação parcial do governo federal


	Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, ao lado de representantes das empresas que integram o consórcio vencedor após o leilão de Libra
 (Fernando Frazão/ABr)

Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, ao lado de representantes das empresas que integram o consórcio vencedor após o leilão de Libra (Fernando Frazão/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 08h10.

São Paulo - Veja o que você precisa saber nesta terça-feira.

1. Emprego nos EUA acelerou antes da paralisação, diz pesquisa

O crescimento do emprego nos Estados Unidos provavelmente se acelerou ligeiramente em setembro, sugerindo que a economia desfrutou de um crescente impulso antes da disputa sobre o orçamento em Washington. O Departamento do Trabalho divulgará seu relatório mensal de emprego na manhã de hoje, mais de duas semanas mais tarde do que o inicialmente previsto, devido à paralisação parcial do governo federal no início deste mês. Os dados geralmente definem o tom dos mercados financeiros globais, mas economistas ponderaram que a paralisação diminuiu sua importância.

2. Mesmo sem concorrência, Governo comemora leilão

O leilão dos direitos de exploração na área de Libra teve apenas um consórcio concorrente, liderado pela Petrobras – mas o resultado teria deixado a presidente Dilma Rousseff "extremamente feliz", segundo relato de um de seus auxiliares diretos. O governo comemora principalmente a participação de empresas privadas, Shell e Total, no consórcio vencedor, formado ainda pelas estatais chinesas CNPC e CNOOC.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (21) que o governo não cogita alterar o modelo de leilão usado para o Campo de Libra, o primeiro do pré-sal, arrematado no início da tarde.

3. Índice de Confiança da Indústria cai 0,9% em prévia

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) teve uma queda de 0,9% na prévia de outubro, em relação ao resultado final de setembro. Se a redução se confirmar no resultado final do mês, será a quinta queda consecutiva do indicador, que chegará ao menor patamar desde julho de 2009.


4. Cai assentos-quilômetro oferecidos pela GOL em setembro

A Gol divulgou ontem seus dados preliminares sobre o tráfego aéreo. A taxa de ocupação foi de 71,6% ante 73,1% em setembro do ano passado. A oferta medida em assentos-quilômetro oferecidos (ASK) total das operações da Gol recuou 5,6% em setembro de 2013, contra o mesmo período do ano passado. A medida de demanda passageiros-quilômetro transportados (RPK) também apresentou recuo, de 7,5% na comparação com 2012. A empresa encerrou o pregão de ontem com alta de 6,55%.

5. CVM revoga suspensão da oferta da Ser Educacional, que confirma IPO

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) comunicou, na noite de ontem, que revogou a suspensão da oferta pública inicial de ações da Ser Educacional. A suspensão havia sido determinada na última sexta-feira, porque o prospecto da distribuição não apresentava "informações completas”. Segundo a autarquia, a revogação entra em vigor hoje e responde a providências adotadas pela emissora, pelos acionistas vendedores e pelo BTG Pactual, instituição líder da oferta.

O Grupo Ser Educacional publicou hoje, comunicado ao mercado nos jornais, informado a retomada da oferta pública inicial de ações do grupo e confirmando a data de fixação do preço por ação para 25 de outubro.

6. Bolsas asiáticas mostram indefinição com foco nos EUA

O pregão asiático encerrou o dia sem uma direção definida, enquanto os investidores aguardaram pelos números do relatório de emprego dos EUA, que será publicado nesta manhã. A divulgação foi adiada por causa da paralisação do governo americano. Na Austrália, o principal índice acionário alcançou a maior pontuação em cinco anos, enquanto na China o movimento das principais bolsas foi de queda.


7. Lucro da Souza Cruz recua no terceiro trimestre

A Souza Cruz divulgou na noite de ontem seu balanço trimestral. A empresa registrou lucro líquido consolidado de 412,377 milhões de reais no terceiro trimestre de 2013, o que representa queda de 0,88% ante o apurado no mesmo período do ano passado. No acumulado dos nove meses deste ano até setembro, houve aumento de 3,52% no lucro líquido, para 1,302 bilhão de reais.

8. BC chinês fica de olho no mercado num momento de preocupação

Hoje, o Banco do Povo da China (banco central do país) limitou as operações de liquidez pelo segundo dia consecutivo, à medida que reguladores dão sinais de preocupação sobre a possibilidade de a alta liquidez alimentar uma nova rodada de expansão arriscada de crédito. As taxas de empréstimos interbancários de curto prazo caíram acentuadamente desde o fim do terceiro trimestre.

9. Klabin prossegue com processo de capitalização

O conselho de administração da Klabin decidiu dar prosseguimento ao processo de capitalização para fazer frente à construção da nova planta de celulose de fibras curta e longa na cidade de Ortigueira (PR), o chamado Projeto Puma. Os conselheiros decidiram também convocar assembleia geral extraordinária (AGE) e assembleia especial de preferencialistas para deliberar sobre a proposta dos acionistas controladores para criação de um programa de Units e listagem da Companhia no Nível 2 da BM&FBovespa.

10. Fazenda publica portarias para refinanciamento de dívidas

O Ministério da Fazenda publicou hoje as portarias sobre refinanciamento de dívidas e perdão de juros e multas tributárias que incidem sobre instituições financeiras e empresas. A estratégia tem entre os objetivos ajudar o governo a cumprir meta de superávit primário neste ano.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAgenda do diaB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Casas Bahia reduz prejuízo e eleva margens, mas vendas seguem fracas; CEO está confiante na retomada

Tencent aumenta lucro em 47% no 3º trimestre com forte desempenho em jogos e publicidade

Ações da Americanas dobram de preço após lucro extraordinário com a reestruturação da dívida

Na casa do Mickey Mouse, streaming salva o dia e impulsiona ações da Disney