Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Azul desiste de fazer oferta pública inicial de ações; Bolsas asiáticas fecham em queda com Fed


	Bolsa de Nova York: Nesta semana o Google completou nove anos de Wall Street, no período a empresa cresceu mais de 900% 
 (Scott Eells/Bloomberg)

Bolsa de Nova York: Nesta semana o Google completou nove anos de Wall Street, no período a empresa cresceu mais de 900%  (Scott Eells/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 10h53.

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta terça-feira.

1. Azul desiste de fazer oferta pública inicial de ações

A Azul Linhas Aéreas desistiu de abrir o capital. A empresa confirmou que protocolou o pedido de desistência do processo de registro de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) "em razão de condições macroeconômicas desfavoráveis". A companhia afirmou que mantém a intenção de abrir capital.

2. 20 ações empoeiradas na bolsa brasileira

Levantamento da Economatica lista as companhias abertas que negociaram em menos de 5% dos pregões nos últimos três anos, um verdadeiro Ibovespa às avessas. No levantamento da Economatica estão papeis que, pelos mais variados motivos, apresentam pouquíssima liquidez na bolsa.

3. Bolsas asiáticas fecham em queda com Fed

Nesta terça-feira as bolsas da Ásia fecharam em queda. Como pano de fundo, está a redução das políticas de estímulo do Federal Reserve, dos Estados Unidos. Na China, o Índice Xangai Composto encerrou em queda de 0,6%, aos 2.072,59 pontos, e o Índice Shenzhen Composto caiu 0,1%, para 998,84 pontos. Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 fechou em queda de 0,7%, aos 5078,2 pontos. Em Taipé, o índice Taiwan Weighted perdeu 0,9%, aos 7832,65 pontos. O índice Kospi, de Seul, encerrou em queda de 1,6%, aos 1.887,85 pontos, marcando o terceiro recuo seguido. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 2,20%, para 21.970,29 pontos.

4. Petróleo também opera em queda

O Petróleo também opera em queda – e o motivo também é o Fed. Os contratos futuros de petróleo bruto operam em queda nesta terça-feira, com o mercado se preparando para mais notícias sobre o fim do relaxamento quantitativo dos Estados Unidos. Os contratos também estão sendo influenciados por participantes que procuram capitalizar sobre os ganhos dos preços na semana passada.


5. Governo busca tranquilizar mercado sobre juro e câmbio

Em nota divulgada ontem, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reafirmou que a adequada condução da política monetária contribui para reduzir os riscos de inflação, bem como os riscos oriundos da depreciação cambial. Tombini ressaltou que os movimentos recentemente observados nas taxas de juros de mercado incorporam prêmios excessivos (supervalorização).

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o mercado de câmbio está vivendo um momento de estresse, mas que a situação cambial está sob controle. Mantega recomendou aos investidores não fazerem grandes apostas contra o real.

6. Tarifa da GOL sobe e receita por assento tem pico em 2 anos

Em julho, o valor médio pago por passageiro por quilômetro voado na Gol subiu 28% na comparação anual. A receita por assento ofertado atingiu o maior patamar dos últimos dois anos. Em julho, o preço do combustível aumentou 4% na comparação anual. A empresa afirmou que espera "preços recordes para o combustível nos próximos meses", com o recente aumento do dólar. A GOL encerrou julho com taxa de ocupação total de 70,9%, o que representa uma queda de 6,2 pontos percentuais ante julho de 2012.

7. Fiat renova acordo com Itaú Unibanco

A Fiat renovou o acordo de cooperação comercial com o Itaú Unibanco para apoiar as operações de vendas no Brasil. O acordo foi renovado por 10 anos. Em julho, o ritmo de produção no país desacelerou ao menor nível diário em cinco meses com as fábricas reduzindo a produção, em meio a uma piora na confiança do consumidor.

8. Google cresceu mais de 900% em seus 9 anos em Wall Street

Ontem o Google completou nove anos na Bolsa de Valores. A empresa acumula uma alta superior a 900% desde sua estreia em Wall Street. A empresa estreou a 85 dólares por ação no dia 19 de agosto de 2004. Seus títulos dispararam 18% em seu primeiro dia de cotações. A empresa arrecadou um total de 1,67 bilhão de dólares com sua oferta pública de venda de ações (OPV).


9. CVM pede mais documentos para IPO de holding da Gradiente

A CVM pediu 16 informações complementares aos documentos apresentados pela IGB Eletrônica em 31 de julho. A companhia afirmou que está envidando esforços para entregar tempestivamente a documentação solicitada. O pedido de registro de companhia aberta da HAG Participações, holding de acionistas da Gradiente, na CVM, continua em processamento.

10. Vendas de materiais de construção crescem 3,6% ante 2012

As vendas de materiais de construção subiram 3,6% em julho na comparação com o mesmo período de 2012, segundo a associação que representa a indústria no país, a Abramat. Esse foi o quarto mês consecutivo a apresentar avanço sobre 2012. A associação mantém a projeção de encerrar o ano com crescimento de 4%.

Com Agência Brasil, Efe, Estadão Conteúdo e Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Ibovespa avança à espera de fiscal; ações do Carrefour sobem

B3 lança novo índice que iguala peso das empresas na carteira

Carrefour Brasil: desabastecimento de carne bovina afeta lojas do Atacadão

WEG (WEGE3) anuncia compra da Reivax