Guido Mantega afirmou que a políica cambial do governo continua em 2012 e 2013 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 31 de agosto de 2012 às 11h33.
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.
1- Mantega diz que governo manterá política cambial. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu que a política cambial do governo continuará muito ativa em 2012 e 2013. Ele disse que essa política vai continuar porque a guerra cambial ainda não terminou. "Temos defasagem de câmbio", disse.
2- Preços dos alimentos no mundo sobem 10% em julho. O Banco Mundial informou nesta quinta-feira que a seca nas zonas produtoras dos Estados Unidos e do leste da Europa elevou os preços dos alimentos em 10% em julho em relação a junho, o que representa uma ameaça à segurança alimentar de milhões de pessoas.
3- Itaú segue BC e anuncia corte de juros. O Itaú anunciou na noite desta quinta-feira que repassará a partir da próxima segunda-feira a redução da taxa Selic, para 7 5% ao ano, decidida na quarta-feira (29) pelo Banco Central. Com isso, as taxas máximas do crédito pessoal e do cheque especial acompanham o corte de 0,5 ponto porcentual ao ano, que corresponde a 0,04 ponto porcentual ao mês.
4- Inflação da zona do euro sobe mais do que o esperado. A inflação da zona do euro subiu em agosto mais do que o esperado, mostraram nesta sexta-feira dados que podem desestimular o Banco Central Europeu (BCE) a reduzir novamente os juros na próxima quinta-feira. O Escritório de Estatísticas da União Europeia estimou que os preços ao consumidor nos 17 países que usam o euro subiram 2,6 por cento na comparação anual, acelerando ante a alta de 2,4 por cento em julho e acima da expectativa do mercado de um avanço de 2,5 por cento.
5- Bolsas da Ásia fecham sem definição e Hong Kong cai 0,36%. Os mercados asiáticos fecharam a semana e o mês sem tendência definida. Nesta sexta-feira, boa parte das bolsas da região reagiu a fatores internos e andou de lado, à espera do pronunciamento do presidente do Fed, Ben Bernanke, sobre a perspectiva econômica dos EUA, com possível anúncio de medidas de estímulo à economia norte-americana.
6- Orçamento prevê crescimento de 4,5% em 2013 e desonerações. O governo brasileiro reduziu a previsão de crescimento da economia em um ponto percentual para 4,5 por cento em 2013 e, pela primeira vez, permitiu que as desonerações tributárias que visam estimular o consumo e o investimento sejam abatidas do cálculo do superávit primário.
7- BNDES aprova R$ 1,135 bilhão para a Comgás. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira a aprovação de financiamento de R$ 1,135 bilhão para a Comgás. Os recursos serão usados na expansão da rede de distribuição de gás natural entre 2012 e 2014 e representam 56% do valor total dos investimentos que a companhia fará no período, informou o banco.
8- Quem ganha na bolsa com a nova “promoção” do IPI. O ministro da Fazenda, Guido Mantega anunciou a diminuição de juros em financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) zero para alguns setores da economia. Os segmentos mais beneficiados são o de automóveis, bens de capital, fabricantes de eletrodomésticos (linha branca) e materiais para construção.
9- Bradesco lidera apostas, enquanto Blackrock prevê rali. Se existe uma ação que os analistas dizem que os investidores devem comprar no segundo semestre, é a do Banco Bradesco SA. Dos 24 analistas que cobrem o segundo maior banco da América Latina em valor de mercado, 18 recomendam a compra, o maior percentual entre as empresas do Ibovespa, segundo dados compilados pela Bloomberg.
10- Desemprego atinge recorde na Eurozona. Dezoito milhões de pessoas estavam desempregadas na Eurozona em julho, o que representa um novo recorde, segundo as estimativas da Agência Europeia de Estatísticas (Eurostat). Ao mesmo tempo, a agência divulgou uma primeira estimativa de inflação para o bloco em agosto, a 2,6%, contra 2,4% de julho.
Bônus - Carteira do Ibovespa até dezembro inclui Cetip e Suzano. A terceira prévia da carteira teórica do índice Ibovespa para o período de setembro a dezembro incluiu as ações da câmara de compensação Cetip e da Suzano Papel e Celulose, num total de 69 papéis de 64 empresas, segundo informações da BM&FBovespa. Até a segunda prévia, divulgada em 16 de agosto, a composição da carteira se mantinha inalterada, com 67 ativos de 62 empresas.