Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Lucro da BM&FBovespa cresce quase 30% e supera 1 bilhão de reais em 2010

A BM&FBovespa confirmou na quinta-feira a assinatura de um acordo com a Bolsa de Valores de Xangai (SSE) (Nilton Fukuda/AGÊNCIA ESTADO)

A BM&FBovespa confirmou na quinta-feira a assinatura de um acordo com a Bolsa de Valores de Xangai (SSE) (Nilton Fukuda/AGÊNCIA ESTADO)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 08h38.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 – Lucro da BM&FBovespa sobe 29,9% em 2010, para R$ 1,1 bilhão. A BM&FBovespa registrou lucro líquido de 1,144 bilhão de reais em 2010, o que representa um crescimento de 29,9% em relação ao ano anterior, quando o resultado foi de 881,1 milhões de reais. A bolsa atribui o aumento do lucro à melhora da performance operacional, o maior resultado financeiro e ao resultado da equivalência patrimonial dos investimentos no CME Group.

2 – Localiza Rent a Car é elevada para compra pelo Santander. A Localiza Rent a Car (RENT3) teve sua recomendação elevada de manutenção para compra pelos analistas Caio Dias e Alexandre Amson, do Banco Santander. Ele citou o injustificado desempenho abaixo do esperado das ações e os fortes fundamentos da maior locadora de automóveis da América Latina. O preço-alvo para as ações ordinárias da companhia ficou mantido em 33 reais para o final de 2011. “Apesar das projeções de aumento da taxa básica de juros (Selic) no Brasil, esperamos uma expansão significativa para a Localiza nos próximos anos”, afirmaram os analistas.

3 – Desempenho da Lupatech está aquém das expectativas, diz Itaú BBA. Apesar do cenário positivo para as fabricantes de equipamentos que atendem o setor de petróleo e gás, o desempenho da Lupatech (LUPA3) nos últimos dois anos tem ficado “aquém das expectativas”. Em relatório enviado aos clientes, os analistas Paula Kovarsk e Diego Mendes do Itaú BBA projetam que a companhia reportará resultados abaixo do esperado, referentes ao quarto trimestre de 2010. Por conta disso, o Itaú BBA reduziu o preço-alvo para as ações ordinárias da companhia de 27,4 reais para 26 reais até o final de 2011. A recomendação foi mantida em market-perform (performance igual a média do mercado).

4 – Rossi Residencial firma parceria com construtora no Nordeste. A construtora e incorporadora Rossi Residencial anunciou na noite de quinta-feira (17) que firmou parceria com a construtora Norcon para atuação na região Nordeste do país, em um negócio com potencial para Valor Geral de Vendas (VGV) de 300 milhões de reais. Por meio da parceria, a Rossi atuará em Sergipe, Pernambuco, Alagoas e na Bahia com empreendimentos no segmento econômico.

5 – IGP-M sobe 0,88% na segunda prévia de fevereiro. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 0,88% na segunda prévia de fevereiro, ante alta de 0,63% em igual período de janeiro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (18). O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) aumentou 1,07%, contra 0,60% antes.

6 – China eleva depósito compulsório de bancos em 0,5 ponto. O banco central da China disse nesta sexta-feira que elevará novamente o depósito compulsório bancário dos bancos, em 0,5 ponto percentual, a segunda alta deste ano e o oitavo acréscimo oficial desde o começo do ano passado. Em comunicado publicado em seu site, o BC chinês disse que a mudança entra em vigor a partir de 24 de fevereiro.

7 – Alta de juro no Brasil compensa aumento do IOF, diz Daiwa Asset. A dívida brasileira está atraente com a alta no rendimento puxada pela expectativa de elevação dos juros, o que compensaria o aumento no imposto sobre o capital estrangeiro, segundo a Daiwa Asset Management, citada pela Bloomberg News. O Brasil poderá elevar a taxa básica de juros dos atuais 11,25% para até 12,75% em julho, com o Banco Central tentando domar a maior inflação em dois anos, disse Daisuke Kubo, administrador de fundos da Daiwa em Tóquio, que gerencia o maior fundo japonês de investimentos em títulos latino-americanos.

8 – Bematech aprova pagamento de R$ 1,8 milhão em dividendos. O conselho de administração da Bematech (BEMA3) determinou nesta sexta-feira o pagamento de 1,804 milhão em dividendos antecipados aos acionistas, o que corresponde a 0,035 real por cada papel da companhia, segundo fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O pagamento será efetuado em 1º de março deste ano. Após a operação, as ações serão consideradas ex-dividendos.

9 – Mills diz que acionista controlador reduziu sua participação em 17,2%. A Mills Estruturas e Serviços de Engenharia (MILS3) disse que seu acionista controlador, a Nacht Participações, reduziu sua participação no capital da empresa em 17,2%, de 39% para 21,8%, segundo comunicado enviado à CVM na noite de quinta-feira. A companhia reitera que a redução de capital da Nacht não provoca qualquer alteração na estrutura administrativa e no controle da Mills.

10 – Mercados asiáticos têm melhor ganho semanal em dois meses. As bolsas de valores da Ásia encerraram a semana com maior ganho semanal em dois meses, em meio a queda nas preocupações sobre inflação que acabou encorajando os investidores a buscarem ações abatidas na região. O índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,94% às 7h18 (horário de Brasília), a 474,49 pontos. Com isso, o ganho acumulado na semana foi de quase 3%, a melhor performance desde dezembro.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesAgenda do dia

Mais de Mercados

Ibovespa opera próximo à estabilidade no último pregão da semana

CEO diz que Azul já tem dinheiro para sair da recuperação judicial

Após balanço fraco, Oncoclínicas (ONCO3) afirma estudar aumento de capital

Com tese de 'reserva de bitcoin', Méliuz (CASH3) conclui listagem e começa a ser negociada nos EUA