Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

PIB do Brasil cresce 0,9% em 2012; Petrobras anuncia produção recorde no pré-sal em fevereiro


	Produção da Petrobras no pré-sal bateu recorde em fevereiro ao alcançar 300 mil barris por dia 
 (Divulgação/Petrobrás)

Produção da Petrobras no pré-sal bateu recorde em fevereiro ao alcançar 300 mil barris por dia  (Divulgação/Petrobrás)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2013 às 09h28.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

1- PIB do Brasil cresce 0,9% em 2012. A economia brasileira cresceu 0,9% em 2012. O PIB de 4,403 trilhões de reais foi divulgado nessa manhã pelo IBGE. O número veio em linha com o esperado pelo mercado. O último boletim Focus coletado em 2012 (divulgado na primeira semana de janeiro) indicou que o mercado esperava um crescimento de 0,98% no PIB em 2012. O Itaú Unibanco projetava um crescimento de 0,9%. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicou um crescimento de 1,35% (com efeitos sazonais de cada ano já descontados).

2- Justiça decide a favor de ex-sócio de Eike em disputa. Em uma nova rodada da disputa entre empresário os Eike Batista, do grupo EBX, e Rodolfo Landim, ex-executivo do grupo, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu a favor deste último, mas Eike irá recorrer da decisão. No contrato entre os dois executivos, havia uma cláusula que impedia Landim de vender as ações que possuía da OGX até 26 de novembro de 2011. Em seu entendimento, isso deixava de ter validade após sua saída da empresa, que aconteceu em abril de 2010. Eike entendia diferente. 

3- Petrobras anuncia produção recorde no pré-sal em fevereiro. A Petrobras anunciou nesta quinta-feira que a produção de petróleo nos campos operados por ela no pré-sal bateu recorde em fevereiro, ao alcançar 300 mil barris por dia no dia 20, em um momento em que a estatal sofre com a redução da produtividade em outros poços. 

4- PMI da China do HSBC retrocede de máxima de 2 anos para 50,4. A atividade industrial da China cresceu em fevereiro no ritmo mais lento em quatro meses, uma vez que a demanda doméstica desacelerou, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), dando suporte às expectativas de que a recuperação modesta da economia chinesa não exige mudança na política monetária por enquanto. O PMI final do HSBC caiu para 50,4, após ajustes sazonais, ante a máxima de dois anos de 52,3 em janeiro. 

5- Lucro da Linx cai 17,7% em 2012, para R$17,3 mi. A Linx registrou lucro líquido de 17,3 milhões de reais em 2012, queda de 17,7 por cento sobre o ano anterior, informou nesta quinta-feira a empresa paulista de software para varejistas. O lucro líquido das operações continuadas totalizou 22 milhões de reais no ano passado, queda de 18,5 por cento na comparação anual. A companhia estreou na Bovespa no início de fevereiro, marcando o primeiro IPO desde o fim de abril de 2012. 


6- Bolsas asiáticas fecham em queda. Mercados asiáticos fecharam majoritariamente em queda, uma vez que os indicadores sobre a indústria da China ficaram abaixo das expectativas, pesando sobre o sentimento regional. Dados industriais da China foram o foco principal da sessão desta sexta-feira. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,6%, para 22.880,22 pontos, enquanto o índice Xangai Composto na China continental recuou 0,3%, para 2.359,51 pontos. O índice Shenzhen Composto subiu 1,1% para 977,36 pontos. 

7- Desemprego na zona do euro volta a subir e alcança 11,9%. A taxa média de desemprego na zona do euro subiu um décimo em janeiro com relação ao mês precedente e alcançou o recorde histórico de 11,9%, informou nesta sexta-feira o escritório comunitário de estatística, o Eurostat. 

8- Indústria da Alemanha tem expansão pela 1ª vez em um ano. O setor industrial da Alemanha registrou expansão pela primeira vez em um ano em fevereiro, uma vez que as novas encomendas de exportação atingiram uma máxima de 21 meses, mostrou nesta sexta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), em outro sinal de que a maior economia da Europa está retornando ao crescimento. O PMI do Markit para o setor subiu para 50,3 em fevereiro, maior nível desde janeiro de 2012, ante 49,8 no mês anterior. 

9- Hering e Natura desapontam com consumidor cortando gastos. Varejistas como a Cia. Brasileira de Distribuição Grupo Pão de Açúcar e Natura Cosméticos SA estão divulgando os piores resultados trimestrais em três anos com o aumento do endividamento e a inflação afetando a disposição dos consumidores para gastar. Os lucros por ação do Pão de Açúcar, Natura, Lojas Renner SA e Cia. Hering no quarto trimestre ficaram abaixo da estimativa dos analistas, segundo dados da Bloomberg. A última vez em que tantos varejistas do Ibovespa tiveram resultados abaixo do estimado foi no primeiro trimestre de 2010.

10- Quanto cada setor da economia cresceu (ou encolheu) em 2012. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira que a economia brasileira cresceu apenas 0,9% em 2012. O PIB chegou a 4,403 trilhões de reais no ano. Entre os setores, o destaque foi de crescimento foi para o de serviços, com avanço de 1,7% no ano ano. Já do lado negativo, a maior queda no desempenho ficou com a agropecuária, que encolheu 2,3%.

Com Bloomberg, EFE, Estadão Conteúdo, Reuters. 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

B3 lança novo índice que iguala peso das empresas na carteira

Carrefour Brasil: desabastecimento de carne bovina afeta lojas do Atacadão

WEG (WEGE3) anuncia compra da Reivax

Pacote fiscal, Carrefour e taxação de Trump: os assuntos que movem o mercado