Bolsas na Europa iniciam a semana em forte desvalorização (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 3 de outubro de 2011 às 08h57.
São Paulo – Aqui está o que você precisa saber:
1 - Volatilidade deve continuar nos mercados nesta semana. O mercado deve continuar a acompanhar de perto a ampliação do Fundo de Estabilidade Financeira Europeu (EFSF, na sigla em inglês) nesta semana. Além disso, os investidores aguardam a decisão sobre o juro na zona do euro e os números sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos.
2 - Grécia confirma que não atingirá metas do déficit orçamentário. A Grécia, que deve receber os recursos do EFSF após a aprovação dos 17 membros da União Europeia, disse neste domingo que não atingirá as metas do déficit orçamentário determinadas no plano de resgate da UE e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para 2011 e 2012.
3 - Mercado aposta em queda maior do juro em 2012. O relatório Focus do Banco Central, que compila a opinião de aproximadamente 100 economistas, mostra que agora a estimativa consensual é para a Selic terminar o ano que vem no nível de 10,5%, 0,25 ponto percentual abaixo da projeção anterior. O IPCA para 2012 também foi elevado, de 5,52% para 5,53%.
4 - Bolsas europeias abrem em forte queda no pregão desta segunda-feira. O índice DAX-30 da Bolsa de Valores de Frankfurt abriu nesta segunda-feira em forte baixa de 3,61%, aos 5.303 pontos. Em Londres, o FTSE cai 2,28%. Na França, a bolsa de Paris recua 2,41%.
5 - Incertezas globais derrubam Bolsas da Ásia; Hong Kong caiu 4,4%. Houve quedas acentuadas em todos os mercados, também no embalo das perdas ocorridas em Wall Street na sexta-feira. No Japão, a bolsa de Tóquio recuou 1,8%.
6 - BC japonês projeta inflação abaixo de 1% para 2013. Projeção do Banco do Japão atende aos critérios para que a taxa de juro permaneça num nível ultrabaixo.
7 - Crise leva múltiplos do S&P 500 ao menor nível desde 1957. De acordo com dados da Bloomberg, o índice é negociado a 10,2 vezes o preço sobre o lucro esperado para 2012. A média das últimas recessões desde 1957 é de 13,7 vezes.
8 - Euro cai ao menor nível em 8 meses contra o dólar. O mercado está apreensivo com a reunião de amanhã dos ministros das finanças dos 17 países que compõem a zona no euro sobre como proteger os bancos da região na crise.
9 - Crise faz Petrobras perder da Pemex no mercado de renda fixa. A Petróleo Brasileiro SA está perdendo da Petróleos Mexicanos no mercado de renda fixa. Com custos de produção mais altos e planos mais ambiciosos de investimento, a estatal brasileira está mais vulnerável à queda dos mercados globais, segundo dados da Bloomberg.
10 - As small caps que fazem barulho em 2011. Polêmica Mundial é a líder do índice das empresas de baixa capitalização de mercado.