Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Graça Foster vê possíveis reajustes de combustíveis em 2014; Acionistas da OGX aprovam mudança de nome da empresa


	Petrobras: a presidente da companhia disse que nunca houve planos para reajustes automáticos nos preços dos combustíveis
 (.)

Petrobras: a presidente da companhia disse que nunca houve planos para reajustes automáticos nos preços dos combustíveis (.)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 08h06.

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta segunda-feira.

1. Graça Foster vê possíveis reajustes de combustíveis em 2014

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo no final de semana, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou que os preços da gasolina poderão subir em 2014 com a aplicação da metodologia elaborada pela Petrobras para os reajustes de preços de combustíveis no país. A presidente disse que nunca houve planos para reajustes automáticos nos preços dos combustíveis, acrescentando que a decisão "passa pelo poder discricionário da diretoria da Petrobras".

2. OMC desbloqueia Rodada de Doha na conferência de Bali

A Organização Mundial do Comércio (OMC) conseguiu desbloquear a Rodada de Doha, paralisada desde 2008, com um acordo alcançado no sábado na Indonésia. O acordo deve permitir avanços na liberalização do comércio internacional. Os partidários qualificam este acordo como histórico e especialistas calculam que representará um aumento de 1 trilhão de dólares na economia mundial. Grupos antiglobalização não poupam críticas ao acordo porque ele beneficiará principalmente às grandes corporações.

3. Importação chinesa se recupera e minério tem recorde

Dados alfandegários do domingo indicaram que as importações chinesas de minério de ferro se recuperaram em novembro ante o mês anterior, atingindo novo recorde. As siderúrgicas estão comprando mais graças a melhora na demanda puxada por uma perspectiva promissora no cenário econômico. As importações de petróleo e soja também registraram recuperação em relação ao mês anterior.

Para acompanhar a Bovespa no seu celular, basta digitar: exame2.com.br/mobile/exame-na-bolsa


4. BC inicia na segunda oferta de até 20 mil contratos de swaps

O Banco Central dará início hoje à rolagem dos 9,93 bilhões de dólares em swaps cambiais a vencer em 2 de janeiro, segundo informe do diretor de Política Econômica da instituição, Carlos Hamilton Araújo, na sexta-feira. Na operação, o BC ofertará até 20 mil contratos distribuídos entre os vencimentos em 2 de maio de e 1º de setembro de 2014. O leilão ocorrerá entre 15h e 15h10 e o resultado será divulgado a partir das 15h20.

5. Bolsas asiáticas fecham sem direção única

Os principais mercados acionários da Ásia encerraram o dia sem direção única. Na sexta-feira, as bolsas norte-americanas registraram fortes ganhos, com sinais de melhora na economia, mas fatores locais influenciaram alguns mercados asiáticos.

6. Acionistas da OGX aprovam mudança de nome da empresa

Os acionistas da petroleira em recuperação judicial OGX, do grupo de Eike Batista, aprovaram na sexta-feira a mudança da denominação social da empresa para Óleo e Gás Participações. Na reunião de 6 de dezembro, os acionistas também ratificaram o pedido de recuperação judicial da empresa. A assembleia votaria o grupamento de ações da empresa, mas o item foi retirado da pauta.

7. Justiça suspende decisão de processo conjunto de OSX e OGX

O Tribunal de Justiça do Rio determinou a suspensão da decisão que permitia o julgamento conjunto dos planos de recuperação judicial da OGX e OSX. O desembargador Gilberto Guarino, encarregado das apelações envolvendo os processos de recuperação judicial de OGX e OSX, considerou que tratam-se de conglomerados distintos.


8. Anac se reúne com empresas aéreas após atrasos; autua GOL

Hoje a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve se reunir com representantes de empresas aéreas para discutir os planos de contingência para a alta temporada de fim de ano e também os diversos atrasos e cancelamentos registrados no fim da semana passada. No sábado, a Agência informou que autuou a GOL. A multa prevista nos autos pode variar de 4 mil a 10 mil reais por infração.

9. Bancos reduzem riscos e não elevam provisões

A maioria dos grandes bancos da Europa livrou-se de ativos de risco no trimestre até setembro, mas ainda tem que adotar medidas contra empréstimos duvidosos para mostrar que eles deixaram a crise financeira para trás antes de uma revisão crucial dos reguladores.

10. Mais bens de capital têm tarifa de importação reduzida

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União (DOU) resolução que reduz o imposto de importação de mais de 100 bens de capital, todos na condição de ex-tarifários. A lista dos produtos com tarifa reduzida inclui itens como motores marítimos de pistão, máquinas automáticas para etiquetagem de garrafas e frascos, amassadeiras de colunas em aço inoxidável, prensas de alta velocidade para estampar terminais técnicos e metálicos, máquinas de moldar retentores e juntas de borracha, entre outros.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAgenda do diaB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Amazon fechará armazéns no Canadá; empresa nega relação com sindicalização de funcionários

Mudança de cadeiras: Telefónica, controladora da Vivo no Brasil, nomeia novo CEO

Citi eleva preço-avo de IRB (IRBR3) e ações da resseguradora sobem quase 5%

Itaúsa (ITSA4) pagará frações de ações geradas por bonificação