OGX, do grupo EBX: segundo o UBS, as garantias apresentadas estão provando ser o suficiente para reduzir a probabilidade de perdas no Itaú Unibanco e no Bradesco (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 4 de novembro de 2013 às 08h09.
São Paulo - Veja o que você precisa saber nesta segunda-feira.
1. OGX sabia um ano antes que reserva era 82% menor, diz jornal
Documentos da OGX obtidos pelo jornal Folha de S. Paulo indicam que, um ano antes de a real situação da OGX vir à tona, estudos feitos a pedido da diretoria da petroleira de Eike Batista já indicavam que as principais áreas de exploração de petróleo da companhia na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, poderiam ter reservas equivalentes a apenas 17,5% do que fora divulgado ao mercado.
2. UBS diz que exposição do Itaú e Bradesco ao grupo EBX diminuiu
A exposição dos dois maiores bancos privados brasileiros ao grupo EBX, de Eike Batista, está em queda, segundo relatório elaborado pelo UBS Securities. De acordo com estrategista do banco, as garantias apresentadas por Batista e pelo seu conglomerado estão provando ser o suficiente para reduzir a probabilidade de perdas no Itaú Unibanco e no Bradesco. Segundo estimativas da equipe, a exposição combinada de Itaú, Bradesco e Santander Brasil à OGX, Eneva (antiga MPX Energia), LLX Logística SA, OSX Brasil e CCX Carvão da Colômbia caiu para 1,93 bilhão de reais no final de junho, ante 2,27 bilhões de reais em março.
3. Embraer enfrenta investigação nos EUA sobre suborno
Segundo o Wall Street Journal, autoridades estão investigando se a Embraer subornou funcionários da República Dominicana em troca de um contrato de 90 milhões de dólares para fornecer aeronaves para as Forças Armadas do país. A Embraer afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que divulga, desde 2011, "a existência de um processo interno de investigação relativo a certas operações comerciais ocorridas fora do Brasil, no qual a Empresa vem cooperando de forma plena com as autoridades".
4. Minerva assume unidades de bovinos da BRF
Também na sexta-feira, a Minerva Foods confirmou que vai assumir duas unidades de abate de bovinos da BRF em Mato Grosso. A operação vai incluir a transferência de 15,2% das ações da empresa para a BRF. A informação havia sido antecipada pelo blog Primeiro Lugar, de EXAME.com. Com o negócio, a Minerva deverá agregar um faturamento líquido anual de pelo menos 1,2 bilhão de reais (total faturado pela unidade de bovinos da BRF em 2012).
5. Dilma aprova gatilho para combustíveis
De acordo com um auxiliar da presidente Dilma, ela teria avalizado a concessão de um "gatilho" para reajustar os preços dos derivados de petróleo, "duas ou três vezes por ano", e garantir "previsibilidade" aos planos de negócios da Petrobras. As informações foram passadas ao jornal O Estado de São Paulo no final de semana. A medida aprovada por Dilma, segundo o Palácio do Planalto, será calibrada em detalhe para tentar não pressionar a inflação, ainda a principal preocupação macroeconômica da presidente.
6. Petrobras fechará 38 empresas no exterior até 2015
As atividades da Petrobras em Portugal, Austrália, Irã, Nova Zelândia, Turquia e Líbia estão sendo encerradas. Todas as seis representações da companhia na África passarão ao guarda-chuva de uma joint venture criada junto com o BTG, deixando o balanço da estatal mais leve.
7. Ásia fecha em baixa, a despeito de dados da China
As principais bolsas asiáticas encerraram o pregão em queda, apesar da surpresa positiva com o dado de atividade no setor de serviços da China. A região não contou com negociações no Japão e na Índia, por causa de feriados. Durante o final de semana, a China divulgou o índice oficial dos gerentes de compras (PMI) de serviços, com uma alta para 56,3 em outubro, na maior leitura em 14 meses. O dado impulsionou as bolsas asiáticas no início do pregão, mas os mercados perderam força no decorrer da sessão.
8. Lucro líquido da Hypermarcas sobe 17,3%
A Hypermarcas reportou no final da noite de sexta-feira seu balanço referente ao terceiro trimestres. A empresa obteve um lucro líquido de 80,2 milhões de reais no período, o que representa uma alta de 17,3% na comparação com o mesmo trimestre de 2012. A receita líquida atingiu 1,11 bilhão de reais, com crescimento de 12% na mesma comparação.
9. Hypermarcas anuncia recompra de até 3 milhões de ações
O Conselho de Administração da Hypermarcas aprovou a compra de até 3 milhões de ações ordinárias próprias para serem mantidas em tesouraria. Os papéis representam até 0,81% das ações em circulação no mercado, e o programa de recompra terá prazo máximo de 365 dias, a ser encerrado em 4 de novembro do ano que vem.
10. Kodak volta de forma tímida a Wall Street
Na sexta-feira, a Kodak voltou de forma tímida à bolsa, em Wall Street, depois de sair da concordata no início de setembro. As ações da empresa, cotadas com o símbolo "KODK" no New York Stock Exchange, fecharam em 26,25 dólares, uma alta de 0,96% em relação ao preço do fechamento dos títulos que substituem, "EKOD".