Abílio Diniz vendeu na última sexta-feira 17,12 milhões de ações preferencias do Pão de Açúcar (Exame)
Da Redação
Publicado em 14 de janeiro de 2013 às 08h17.
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.
1- Mercado continua reduzindo projeção para o PIB deste ano. Após iniciar o ano reduzindo projeções para o crescimento da economia brasileira em 2013, o mercado fez uma nova redução nas expectativas no segundo boletim Focus do ano, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Segundo o documento, a expectativa é de que o produto interno bruto (PIB) cresça apenas 3,20% em 2013, abaixo da projeção anterior, de 3,26%. Para 2014, a projeção do PIB também caiu, de 3,75% para 3,6%.
2- Abilio Diniz vende R$1,5 bi em ações do Pão de Açúcar. O empresário Abilio Diniz deu sequência nesta sexta-feira ao processo de diversificação de seus investimentos, com o ex-controlador do Pão de Açúcar vendendo ações da empresa por 1,5 bilhão de reais. Em leilão realizado na última sexta-feira na Bovespa, o fundo Santa Rita --que reúne parte relevante do patrimônio de Abilio-- vendeu 17,12 milhões de ações preferenciais da maior varejista do país, ao preço de 89 reais por papel.
3- CVM investiga ex-presidente e executivos da Oi. O ex-presidente da Oi Luiz Eduardo Falco e quatro executivos da operadora de telefonia estão sendo investigados em um processo administrativo sancionador aberto no ano passado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os executivos são acusados de violar o artigo 256 da Lei das S.A. em uma das várias operações de aquisição de controle prévias à reestruturação societária. O dispositivo prevê que a compra, por uma companhia aberta, do controle de outra empresa, dependerá de aprovação em assembleia-geral realizada pela compradora em alguns casos.
4- Premiê do Japão: BC deve adotar meta de inflação de 2%. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que o Banco do Japão (banco central do país) deve definir uma meta de inflação de 2 por cento e torná-la um objetivo de médio prazo, e não de longo, para mostrar aos mercados em que está determinado a prosseguir com o alívio monetário encerrar quase duas décadas de deflação.
5- Tesouro vai emitir "logo" títulos no exterior, diz Augustin. O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse em entrevista que “logo” serão emitidos títulos no exterior, provavelmente em dólares. O prazo de vencimento desses títulos, 10 ou 30 anos, ainda não foi definido, disse o secretário. Ele disse que a última emissão internacional de bônus teve taxa de 2,6 por cento ao ano, a mais baixa da série histórica.
6- Ações siáticas sobem e iene enfrenta pressão ante dólar. O iene caiu para o menor nível em dois anos e meio ante o dólar nesta segunda feira, refletindo a intensa pressão política em cima do banco central do Japão para apresentar medidas amplas para estimular a economia. Os comentários do primeiro ministro japonês Shinzo Abe impactaram no mercado de câmbio, impulsionando o dólar a uma máxima de 89,67 ienes, um nível inédito desde meados de 2010, em um dia de fraca operação no mercado asiático.
7- Calotes são perdoados e emissores junk retornam ao jogo. A Marfrig Alimentos SA e a Tonon Bioenergia SA estão prontas para provar o quão rápido os gestores internacionais de recursos perdoam calotes. O frigorífico brasileiro e o produtor de açúcar e etanol, ambos avaliados como junk no mercado de crédito, buscam emitir somados US$ 500 milhões de dívida no exterior, sete semanas depois do último dos seis calotes de emissores brasileiros em 2012.
8- EUA devem crescer 2,5% em 2013, diz Evans, do Fed. A economia dos Estados Unidos deve crescer 2,5 por cento este ano e 4,5 por cento em 2014, afirmou nesta segunda-feira o presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans. Ele também previu que a taxa de desemprego ficará em 7,4 por cento este ano, chegando a 7 por cento em 2014.
9- Produção industrial na zona do euro cai em novembro. A produção industrial da zona do euro diminuiu em novembro pelo terceiro mês seguido. De acordo com dados da Eurostat, a produção industrial do bloco de 17 países caiu 0,3% na comparação com outubro e 3,7% em relação a novembro de 2011.A queda anual foi a maior desde novembro de 2009, quando houve declínio de 7,0%.
10- Bolsas da Europa abrem em alta. O índice seletivo da Bolsa de Valores de Milão, o FTSE MIB, abriu nesta segunda-feira em alta de 0,44%, aos 17.579,65 pontos. O índice geral, FTSE Italia All-Share, subiu 0,39%, para 18.532,68 pontos. O índice de referência da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, abriu nesta segunda-feira em alta de 0,4%, aos 3.720,89 pontos.
Com Bloomberg, EFE, Estadão Conteúdo, Reuters.