A S&P revisou a perspectiva do rating da Marfrig para refletir o fraco desempenho de fluxo de caixa e o endividamento maior que o esperado (foto/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 20 de outubro de 2011 às 08h00.
São Paulo – Aqui está o que você precisa saber:
1 - Mercados mostram indefinição atentos a Europa. Comentários desfavoráveis sobre as negociações para resolver a crise de dívida esfriavam o otimismo recente sobre uma possível estratégia definitiva para lidar com os problemas da região durante o encontro dos líderes da União Europeia em Bruxelas neste fim de semana.
2 - Sem surpresas, Copom reduz os juros em meio ponto percentual. Com a redução, a Selic passou de 12% para 11,50% ao ano. Foi o sétimo encontro do BC sob o comando de Alexandre Tombini. A próxima reunião – a última do ano – será realizada nos dias 29 e 30 de novembro.
3 - Cortes moderados de Tombini não conseguem convencer Wells Fargo. “É bem agressivo, não vejo nada de moderado em cortes de meio ponto percentual”, disse Aryam Vazquez, economista para mercados emergentes do Wells Fargo, em entrevista por telefone de Nova York. “Os argumentos para a redução dos juros não se sustentam.”
4 - Grécia enfrenta segundo dia de greve geral, enquanto parlamento vota austeridade. Em greve geral desde ontem, o país acompanhará o segundo turno da votação no Parlamento grego do pacote de austeridade definido pelo governo. As medidas foram recebidas com restrições pela população e a oposição, mas devem ser aprovadas, seguindo a tendência do que houve no primeiro turno - quando dos 295 parlamentares presentes, 154 aprovaram as propostas e 145 as rejeitaram.
5 - Inflação pelo IGP-M tem leve desaceleração a 0,50%. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) teve alta de 0,50 por cento na segunda prévia de outubro, após elevação de 0,52 por cento em igual período de setembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.
6 - Comgás inicia estudos para migrar para o Novo Mercado. Hoje a companhia de gás do estado de São Paulo não está listada em nenhum segmento especial. A empresa não deu mais detalhes e disse que irá informar qualquer progresso com relação ao assunto.
7 - S&P rebaixa perspectiva do rating da Marfrig. A revisão reflete o fraco desempenho de fluxo de caixa e o endividamento maior que o esperado, destaca ocomunicado assinado por Flavia Bedran e Reginaldo Takara. A nota foi mantida em B+ na escala global.
8 - Moody’s vê posição de liquidez “muito fraca” e rebaixa rating da Lupatech. “O aumento da incerteza sobre a perspectiva econômica global e os mercados financeiros extremamente difíceis se somam às preocupações”, explicam Gretchen French e Briank Oak, analistas que assinam o relatório. A nota passou de Caa1 para Caa2 na escala global e local. A perspectiva continua negativa.
9 - Bolsas asiáticas têm forte recuo; Xangai perde 1,9%. A queda em Wall Street e a ausência de perspectiva de solução para a crise da dívida europeia influenciaram o sentimento dos investidores. A bolsa de Tóquio caiu 1%.
10 - Senado aprova mudança na distribuição dos royalties do petróleo. O texto foi apresentado na terça-feira, e muda os critérios de divisão, que atualmente beneficiam os estados produtores. A discussão sobre os royalties ganhou corpo em 2010, durante os debates do novo marco regulatório da exploração de petróleo. O texto volta agora à Câmara dos Deputados.