Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Indústria da zona do euro cresce a ritmo recorde desde 2011; Falida, Grécia assume a presidência da EU


	Grécia assume hoje a presidência da União Europeia na esperança de mostrar ao bloco e ao mundo de que superou seu pior momento e é parte do grupo de nações europeias "responsáveis"
 (John Kolesidis/Reuters)

Grécia assume hoje a presidência da União Europeia na esperança de mostrar ao bloco e ao mundo de que superou seu pior momento e é parte do grupo de nações europeias "responsáveis" (John Kolesidis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2014 às 07h27.

São Paulo – Veja o que você precisa saber nesta quinta-feira.

1 - Dilma inicia última etapa de mandato como favorita para 2014. A presidente Dilma Rousseff inicia o último dos quatro anos de seu primeiro mandato e aparece como favorita para vencer as eleições presidenciaisque serão realizadas em outubro, apesar de ainda não ter confirmado oficialmente sua aspiração à reeleição.

2 - Falida, Grécia assume a presidência da EU. A Grécia assume hoje a presidência da União Europeia na esperança de mostrar ao bloco e ao mundo de que superou seu pior momento e é parte do grupo de nações europeias "responsáveis". Poucos meses depois de quase levar o euro ao colapso por conta de uma dívida considerada como impagável, a Grécia promete uma operação "espartana" e que gastará "apenas" 50 milhões para assumir o posto de prestígio.

3 - Indústria da zona do euro cresce a ritmo recorde desde 2011. O setor industrial da zona do euro cresceu no ritmo mais rápido desde meados de 2011 em dezembro com destaque para Alemanha e Itália, abrindo espaço para um sólido início de ano após um tumultuado 2013, mostrou nesta quinta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

Para acompanhar a Bovespa no seu celular, basta digitar: exame2.com.br/mobile/exame-na-bolsa


4 - 2014 vai trazer mais controle do governo sobre a economia? O ministro Guido Mantega não agradou a muita gente com sua afirmação de que a economia brasileira vem crescendo “manca das duas pernas”. Nos dias seguintes, colegas do ministro manifestaram — na condição de anonimato — indignação, e sua chefe, a presidente Dilma Rousseff, teria lhe cobrado explicações.

5 - O que você precisa saber sobre a agenda desta quinta-feira. O dia conta com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) relativo ao mês de dezembro.

6 - Fiat compra fatia restante na Chrysler e ação sobe 16%. As ações da Fiat chegaram a subir 16% no início das negociações nesta quinta-feira depois que a montadora italiana fechou um acordo de 4,35 bilhões de dólares para deter o controle total da Chrysler Group LLC.


7 - Letônia se torna membro da zona euro. A Letônia se tornou oficialmente, na madrugada desta quarta-feira (horário local), o 18o país membro da zona euro, apesar das reservas da população desse país báltico.

8 - Ações têm desempenho misto em meio a decepção com China. Os mercados acionários asiáticos tiveram desempenhos mistos nesta quinta-feira, na esteira de dados decepcionantes sobre a indústria da China e com investidores redescobrindo os atrativos de ações na Europa e nos Estados Unidos.

9 - Brasil financiará 80% da construção de porto no Uruguai. O presidente uruguaio, José Mujica, disse que o Brasil financiará 80% de um novo porto de águas profundas, o que ajudará a neutralizar os esforços da Argentina para controlar a navegação no Atlântico Sul. Ele afirmou em entrevista publicada no jornal Republica na terça-feira que as obras começarão em cerca de um ano.

10 - As 10 pessoas que mais ganharam dinheiro no mundo em 2013. Organizada com dados da Bloomberg, lista reúne as pessoas que mais ganharam dinheiro em 2013

Bônus: Quem brilhou e quem micou na Bolsa em 2013. O principal índice da Bolsa amargou um tombo de 15,5%, aos 51.507 pontos. O Ibovespa teve quatro meses com valorização e oito com desvalorização neste ano.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAgenda do diaB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Casas Bahia reduz prejuízo e eleva margens, mas vendas seguem fracas; CEO está confiante na retomada

Tencent aumenta lucro em 47% no 3º trimestre com forte desempenho em jogos e publicidade

Ações da Americanas dobram de preço após lucro extraordinário com a reestruturação da dívida

Na casa do Mickey Mouse, streaming salva o dia e impulsiona ações da Disney